Comprar ou vender?

Ibovespa (IBOV) recua 10% em abril; saiba o que o investidor deve esperar para maio

29 abr 2022, 18:58 - atualizado em 29 abr 2022, 18:58
Ibovespa
O Ibovespa pode cair ainda mais em maio, descubra o que o analista da Mirae Asset diz sobre o índice (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O Ibovespa (IBOV) recuou 10,1% em abril e terminou o mês cotado a 107.876 pontos, ante os 119.999 pontos registrados no fechamento de 31 de março. A desvalorização representa o maior recuo em um mês desde março de 2020, quando o índice perdeu 29,9%.

“Esse mês foi melhor para commodities. Os ativos de crescimento e de consumo doméstico acompanharam declarações de membros do Fed (Federal Reserve, banco central norte-americano) sobre aperto monetário e ainda teve saída de fluxo estrangeiro da bolsa”, diz Rodrigo Crespi, da Guide Investimentos.

Mas, afinal, o que o investidor deve fazer em maio? Para Pedro Galdi, analista da Mirae Asset, o que está ruim pode ficar pior por três motivos.

“Maio vai ser um mês muito complicado. Na próxima semana, já teremos alta dos juros pelo Fed, banco central dos EUA. Aqui no Brasil, a Selic também vai subir, o que não é muito bom para o investidor da renda variável”, comenta.

Ele afirma que a alta dos juros pode atrapalhar empresas do varejo, como o Magazine Luiza (MGLU3), que precisam liberar crédito para os consumidores. Com o juros nas alturas, o custo do crédito sobe, o que, segundo Galdi, atrapalha as vendas dessas empresas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cenário global não vai ajudar o Ibovespa

O segundo fator para o investidor fugir do Ibovespa em maio é o cenário global nada animador. A continuidade da guerra entre Rússia e Ucrânia pode gerar mais sanções econômicas e impactar diretamente a economia brasileira, o que pode respingar nos ativos de risco.

“Além da guerra, a nova onda de Covid-19 na China causa paralisação na produção do país, podendo gerar escassez global nos produtos feitos pela nação asiática, o que tende a gerar uma alta dos preços desse itens, disparando ainda mais a inflação“, alerta.

Por fim, ele comenta que o mês de maio já não tem uma boa fama para o Ibovespa. É o famoso período de “venda em maio e vá embora”. Galdi estima que isso deve acontecer novamente.

“Todos esses fatores, como a alta dos juros, guerra na Ucrânia e Covid-19 na China, devem exacerbar ainda mais a má fama de maio. Por isso, a gente continua com essa visão negativa, venda e vá embora“, conclui o especialista da Mirae.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

(Com Reuters)