Ibovespa (IBOV) opera volátil nesta terça (31), às vésperas da 1° Super Quarta do ano
O Ibovespa (IBOV) opera volátil nesta terça-feira (31), depois de fechar em leve queda de 0,04% no último pregão. Por volta das 10h06, o índice recuava 0,06%, aos 112.204 pontos.
Hoje também é o último pregão de janeiro, dia de ajustes dos investidores da Bolsa. Eles mantêm a atenção na “Super Quarta”, que acontece amanhã (1).
O Ibovespa acumulou valorização de 2,31% em 2023 até hoje. Já o dólar tem queda de 3,10% no mesmo período, em meio ao apetite dos investidores estrangeiros por ações brasileiras.
Contudo, os próximos passos do Federal Reserve e do Comitê de Política Monetária (Copom), que anunciam o futuro das taxas de juros nos EUA e no Brasil, podem mudar o rumo do mercado.
Enquanto lá fora o radar deve se voltar para a temporada de resultados, que têm apontado compressão nas margens de lucros; aqui, a questão fiscal entra de vez em cena.
Ainda hoje, o Ibovespa deve reagir à divulgação do Caged e à reunião da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
O ministro da Fazenda Fernando Haddad estará presente no evento, junto com os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Simone Tebet (Planejamento) e Esther Dweck (Gestão e Inovação), além do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.
Saiba mais! PERSPECTIVAS IBOVESPA 2023: COMO SERÁ O O ANO DAS EMPRESAS? IMPACTO DA ECONOMIA DO BRASIL NO ÍNDICE!