Ibovespa (IBOV) opera sem fôlego com NY e realização de lucros
O Ibovespa (IBOV) recuava nesta quinta-feira (18) com movimentos de realização de lucros e Nova York no negativo. Por volta das 14h, o principal índice da Bolsa brasileira caía 0,34%, aos 113,3 mil pontos
Em agosto, o Ibovespa caiu em apenas duas sessões (dias 1 e 11), com a alta acumulada no mês até a véspera superando 10%, o que explica alguns “respiros”, conforme afirmou um gestor à Reuters.
Parte relevante do rali recente no pregão paulista tem sido atribuído à perspectiva de que o Banco Central encerrou ou deve concluir em breve o ciclo de alta da taxa básica de juros.
Investidores também seguem atrás de sinais sobre os próximos passos BC dos Estados Unidos, após documento divulgado na véspera criar expectativa de que o Federal Reserve poderia reduzir o ritmo da alta do juro na próxima reunião, em setembro.
Em Wall Street, o S&P 500 cedia 0,07%, com dados econômicos no radar, incluindo queda nos pedidos de auxílio-desemprego. As ações europeias, no entanto, fecharam em alta devido ao impulso dos papéis de empresas de petróleo.
Os preços ao consumidor na zona do euro subiram 0,1% em julho em relação ao mês anterior, num salto de 8,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, maior taxa desde que o euro foi criado em 1999, confirmou o escritório de estatísticas da União Europeia.
Mais cedo, a membro do conselho do BCE Isabel Schnabel disse que as perspectivas de inflação da região não melhoraram desde o aumento dos juros em julho e sugeriu outro grande incremento nos custos dos empréstimos no próximo mês.
*Com informações da Reuters