Ibovespa (IBOV) opera em queda, seguindo NY após Powell
O Ibovespa (IBOV) recuava nesta sexta-feira (26), reagindo a declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, de que a economia norte-americana precisará de uma política monetária apertada “por algum tempo” para controlar a inflação.
Por volta das 15h05, o principal índice da Bolsa brasileira caía 1,08%, aos 112,3 mil pontos.
Em Wall Street, o S&P 500 recuava 2,5%, conforme operadores do mercado de juros veem cerca de 55% de chances de um aumento de 75 pontos-base na taxa em setembro, contra 45% antes do discurso.
Powell derruba Bolsas
Em comentários para a conferência anual do Fed de Kansas City em Jackson Hole, Powell disse que os Estados Unidos precisarão de uma política monetária apertada “por algum tempo” antes que a inflação fique sob controle.
“O histórico adverte fortemente contra o afrouxamento prematuro da política monetária”, disse. “Devemos continuar até que o trabalho seja feito.” Ele não deu pistas sobre o que o Fed pode fazer em sua próxima reunião, em setembro.
Na visão do diretor de investimentos da Reach Capital, Ricardo Campos, Powell adotou um tom “ligeiramente mais hawkish”, fazendo com que aumentasse as chances precificadas no mercado de um aumento de 0,75 ponto percentual nos juros em setembro.
“Ele trouxe novamente a necessidade de se lutar contra a inflação e o fato disso levar a economia norte-americana a um menor crescimento”, avaliou o estrategista-chefe da Avenue, William Castro Alves, em comentários a clientes.
“Fica implícita a ideia de taxas de juros mais altas por um período mais prolongado, um contraponto à expectativa de cortes de juros”, acrescentou, analisando que Powell deixou claro que a alta de juros ainda não será interrompida no curto prazo.
*Com informações da Reuters
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!