Ibovespa (IBOV) opera em queda com temor de recessão; eleições seguem no radar
O Ibovespa (IBOV) caía nesta quinta-feira (29), à medida que os mercados acionários no exterior retomam trajetória de baixa com temores de recessão econômica.
No Brasil, investidores aguardam pelos últimos desenrolares da campanha eleitoral.
Por volta das 15h, o principal índice da Bolsa brasileira recuava 1,04%, aos 107,3 mil pontos.
O gerente do departamento econômico do Banco ABC Brasil, Daniel Xavier, disse ver na Bolsa hoje um reflexo maior da aversão ao risco global.
“O Brasil está sentindo essa mesma onda, reverberando domesticamente essa mesma dinâmica”, comentou. “O ponto principal é a política monetária global. É a perspectiva de necessidade de ajustes de juros nos principais países”.
Os principais índices em Wall Street e na Europa recuavam forte nesta quinta-feira, após interromperem série de baixas na véspera, uma vez que temores de recessão econômica devido aos aumentos de juros ao redor do globo voltaram a pesar na confiança dos investidores, bem como o risco de contágio envolvendo a reação negativa do mercado a um plano fiscal do Reino Unido.
No Brasil, há o debate entre os candidatos à Presidência promovido pela TV Globo à noite. Antes, a divulgação de nova pesquisa Datafolha, que deverá trazer mais pistas sobre as chances de Lula encerrar a disputa no domingo, após levantamentos de outros institutos no início da semana apontarem essa possibilidade.
Entre os dados divulgados mais cedo, o dado de inflação IGP-M recuou em setembro mais do que o projetado por economistas. O saldo de abertura de vagas formais de emprego no país em agosto também veio acima do esperado.
*Com informações da Reuters
MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!