Ibovespa (IBOV) opera em queda com preocupações sobre economia dos EUA
O Ibovespa (IBOV) tinha mais uma sessão negativa nesta sexta-feira (16), acompanhando Wall Street, com agentes financeiros ainda aflitos com os riscos à economia dos Estados Unidos de um ciclo mais forte de alta de juros pelo Federal Reserve.
Por volta das 14h25, o principal índice da Bolsa brasileira recuava 1,08%, aos 108,7 mil pontos. Em Nova York, o S&P 500 recuava cerca de 1,4%.
De acordo com a equipe da Avenue, em nota a clientes, investidores temem que o banco central norte-americano seja ainda mais agressivo no aumento dos juros para combater a inflação, elevando a chance de uma recessão na economia dos EUA.
O Fed reúne-se na próxima semana para decidir sobre o juro, e a expectativa majoritária é de uma alta de 0,75 ponto percentual, embora dados de inflação recentes tenham alimentado apostas de uma elevação de 1 ponto.
Economistas do Bradesco afirmaram esperar uma alta de 0,75 ponto, a terceira consecutiva dessa magnitude, mas ponderaram que “há um receio nos mercados de que o Fed possa adotar um tom ainda mais duro”, conforme nota a clientes.
Além da decisão em si, agentes financeiros também estarão atentos aos sinais sobre os próximos movimentos da autoridade monetária comandada por Jerome Powell, uma vez que não há consenso sobre o tamanho e duração do ciclo de alta dos juros.
*Com informações da Reuters