Mercados

Ibovespa (IBOV) opera em queda com crise bancária, China e arcabouço fiscal no radar

17 mar 2023, 10:10 - atualizado em 17 mar 2023, 10:10
Ibovespa
No Brasil, segundo o BB Investimentos, o foco dos investidores está voltado para a discussão do novo arcabouço fiscal. (Imagem: Kaype Abreu/Money Times)

O Ibovespa (IBOV) recuava na abertura do pregão desta sexta-feira (17), com a crise bancária, a política monetária da China e o arcabouço fiscal do Brasil no radar. Por volta das 10h08, o principal índice da Bolsa brasileira caía 0,77%, aos 102,6 mil pontos, em linha com os futuros em Nova York.

A crise bancária foi, aparentemente, contida nos Estados Unidos e na Europa depois que um grupo de 11 bancos prometeu injetar US$ 30 bilhões no First Republic Bank, após a quebra do SVB e do Signature. Na Europa, o BC Suíço forneceu uma linha de liquidez de até 50 bilhões de francos suíços para apoiar o Credit Suisse.

Na China, o PBoC anunciou redução de 0,25 ponto percentual na taxa de compulsório bancário, com vigência a partir do dia 27 de março.

No Brasil, segundo o BB Investimentos, o foco dos investidores está voltado para a discussão do novo arcabouço fiscal, que deve acontecer hoje à tarde e contar com a participação do presidente Lula e dos ministros das principais pastas do governo (Fazenda, Planejamento e Gestão)