Ibovespa (IBOV) opera em queda ao tirar o foco de Brasília para a inflação
O Ibovespa (IBOV) operava em queda nesta terça-feira (10), após fechar em alta de 0,15% no último pregão.
Por volta das 10h05, o índice descia 0,33%, aos 108.765 pontos.
Os investidores do Ibovespa seguem acompanhando os desdobramentos dos atos antidemocráticos em Brasília no último domingo (8). Porém, os agentes devem seguir apostando de que o pior já passou, apontam os analistas do BB Investimentos.
Mas o alívio político desloca o foco do mercado para a agenda econômica do dia, e as atenções se concentram na inflação oficial ao consumidor brasileiro ao final de 2022.
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrou uma alta de 0,62% em dezembro, acelerando-se em relação à alta de 0,41% apurada em novembro, segundo o IBGE.
Com isso, o IPCA acumulou alta de 5,79% em 2022 e fechou o ano acima do teto da meta de inflação do Banco Central para 2022, de 5%.
Enquanto isso, o Ibovespa também acompanha os mercados globais, que aguardam a fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discursa (11h) em evento na Suíça.
O pronunciamento de Powell acontece dias após a criação de mais vagas nos EUA que o esperado em dezembro e antes da divulgação do índice de preços ao consumidor norte-americano (CPI) em dezembro.
Saiba mais! CREATORS NA WEB 3.0: COMO GANHAR DINHEIRO E COMO ENTRAR NESSE MERCADO? INVESTIR EM INFLUENCIADORES!