Ibovespa (IBOV) olha para urgência na Câmara e recua junto com NY nesta quinta (18)
O Ibovespa (IBOV) abriu em queda nesta quinta-feira (18), um dia depois que o índice voltou a subir e fechou em alta de 1,17%.
Por volta das 10h10, o Ibovespa recuava 0,27%, aos 109.160 pontos. No mesmo horário, os indicadores acionários futuros em Nova York operavam em queda.
Os investidores seguem acompanhando os desdobramentos do arcabouço fiscal na Câmara, enquanto o radar está ligado para a situação nos Estados Unidos.
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
Ontem à noite, o mercado descobriu que o relator do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados, Cláudio Cajado, inseriu dois dispositivos no texto que liberam cerca de R$ 80 bilhões adicionais para gastos do governo para 2024 e 2025.
A urgência para o arcabouço fiscal foi aprovada ontem por 367 votos contra 102. O presidente da Câmara, Arthur Lira, confirmou que a PEC deve ser levada para votação em plenário na próxima semana, entre terça e quarta.
Enquanto isso, os investidores mostram maior apetite por risco no Brasil. Depois que a nova política de preços da Petrobras reduzindo ainda mais os argumentos do Banco Central em segurar a taxa Selic.
Já nos EUA, os sinais de acordo para aumentar o teto da dívida e para aprovar o novo arcabouço fiscal tentam animar os mercados.
*Com Juliana Américo e Olívia Bulla