Mercados

Ibovespa (IBOV) não abre no feriado de Corpus Christi; veja o calendário

29 maio 2024, 9:00 - atualizado em 28 maio 2024, 15:54
ibovespa feriado Corpus Christi
Ibovespa não opera no feriado de Corpus Christi (Imagem: Facebook/B3)

Ibovespa (IBOV) não abre nesta quinta-feira (30), devido ao feriado de Corpus Christi. Vale destacar que, apesar da folga na bolsa brasileira, não se trata de um feriado nacional, mas, sim, de ponto facultativo.

Também não haverá negociação e conformação dos investimentos no Tesouro Direto. As operações, tanto na B3 quanto no Tesouro, retornam normalmente na sexta-feira (31).

Ainda que seja feriado no Brasil, tem a divulgação semanal dos pedidos por seguro-desemprego e das vendas pendentes de moradias de abril nos Estados Unidos. Na sexta (31), sai também o índice de preços PCE, indicador inflacionário preferido dos Federal Reserve.

Na Europa, mais especificamente na Zona do Euro, tem o índice de expectativas de inflação ao consumidor de maio e o encontro do Eurogrupo. Já na Ásia, o CPI do Japão e o PMI composto, industrial e de não-manufatura da China movimentam o mercado na quinta.

No Brasil, a agenda retorna na sexta-feira (31), com dados da Balança Comercial. Também é o último dia para entregar a declaração do Imposto de Renda — com exceção dos contribuintes dos municípios afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, em que o prazo foi prorrogado para 31 de agosto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Calendário de funcionamento do Ibovespa

Este ano, além do Corpus Christi, a B3 não opera em outras cinco datas: Dia da Proclamação da República, Dia da Consciência Negra, véspera e dia de Natal e véspera de Ano Novo.

De maneira em geral, a bolsa brasileira não funciona em dias de feriados nacionais. No entanto, opera normalmente nas pontes de feriados prolongados e folgas municipais ou estaduais de São Paulo, onde fica a sede.

  • 30 de maio
  • 15 de novembro
  • 20 de novembro
  • 24 de dezembro
  • 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.