Ibovespa

De ressaca, Ibovespa (Ibov) fecha em queda no pós-feriado; MGLU3 desaba na semana

08 set 2023, 17:59 - atualizado em 08 set 2023, 17:59
Ibovespa/Mercados/Bezerro/Queda boi
Ibovespa fecha pregão pós-feriado em queda com volume de negócios reduzido e digerindo exterior (Imagem: REUTERS/Carla Carniel)

Ibovespa (IBOV) fechou o pregão desta sexta-feira (08), volta do feriado de Independência do Brasil, em queda. Sendo assim, o dia foi marcado por liquidez reduzida na B3.

O Ibov recuou 0,58%, aos 115.313 pontos (após ajustes), menor nível de fechamento desde 21 de agosto. Ao longo do pregão, o principal índice da Bolsa brasileira atingiu mínimas abaixo dos 114.900 pontos.

O resultado negativo foi impulsionado pelo tombo de 5% das ações da Embraer (EMBR3). Por outro lado, os papéis da Marfrig (MRFG3) avançaram 4,11%.

De maior peso para o índice de referência da Bolsa, a Vale (VALE3) fechou o dia com perdas de 1,90%, enquanto  a Petrobras (PETR4) registrou leve queda de 0,36%.

Ibovespa tem ressaca pós-feriado

O head de renda variável e sócio da A7 Capital, André Fernandes, avalia que, além da volta do feriado doméstico e da consequente queda no volume de negócios, boa parte das perdas do Ibovespa é reflexo do pregão da véspera (07) no exterior.

Ele explica que as principais bolsas do exterior caíram devido a uma fraca retomada da economia chinesa mesmo após estímulos.

Além disso, o temor de uma nova alta de juros nos Estados Unidos também pesou, com analistas estimando que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) poderá elevar a taxa de juros na reunião de novembro, em 0,25 ponto percentual (p.p.).

“Nesse contexto, o mercado entrou em modo ‘risk-off’ e os ativos de risco acabam sofrendo nesse cenário”, comenta Fernandes.

Em relação aos papéis da Embraer, ele acrescenta que a percepção foi de “um forte fluxo vendedor. Principalmente de corretoras estrangeiras”.

Destaques da semana

Com a queda de hoje, o Ibovespa encerra a semana com desvalorização de 2,19%. O resultado negativo foi ajudado pelo tombo de 12,24% dos papéis de Magazine Luiza (MGLU3).

Em contrapartida, as ações da Braskem (BRKM5) avançaram 8,25% entre segunda-feira e hoje.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
flavya.pereira@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar