Ibovespa engata 10º pregão de queda após Focus e IBC-Br; Petrobras (PETR4) está no radar
O Ibovespa (IBOV) opera em queda nesta segunda-feira (14), depois de encerrar a última sessão em queda de 0,24%, negociado aos 118 mil pontos. Por volta de 10h12, o principal índice da Bolsa brasileira perdia 0,41%, a 117,5 mil pontos — engatando o décimo pregão consecutivo com sinal negativo.
Mais cedo, o Relatório Focus semanal mostrou que as projeções para a taxa Selic seguem em 11,75%. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) permanece em 4,84% pela segunda semana seguida. As metas de inflação para 2023, 2024 e 2025 são de 3,25%, 3% e 3%, nesta ordem, conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC–Br) também foi divulgado há pouco, mostrando um avanço de 0,63% em junho em relação ao mês anterior.
No radar corporativo, a temporada de balanços ganha destaque novamente. Mais cedo, o Inter (INBR32) e a Embraer (EMBR3) divulgaram seus números. Após o fechamento do mercado, IRB Brasil (IRBR3), Magazine Luiza (MGLU3) e cerca de outras 50 empresas soltam resultados.
Além disso, a Petrobras (PETR4; PETR3) está no foco, diante do iminente anúncio de preços de combustíveis pela estatal. Informações do colunista Lauro Jardim, do O Globo, apontam que a empresa pode elevar os preços da gasolina e diesel esta semana.
Ibovespa segue Nova York
Do lado internacional, os principais índices futuros operam em queda.
- Tchau, deflação: Depois da queda em junho, IPCA volta a subir 0,12% em julho: Entenda quais devem ser os efeitos para o Ibovespa no Giro do Mercado, é só clicar aqui para assistir. Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Sem dados econômicos previstos na agenda dos Estados Unidos, Dow Jones, S&P e Nasdaq perdem 0,09%, 0,14% e 0,10%, respectivamente.
*Com Reuters