Ibovespa (IBOV) cai nesta terça (31), à espera da Super Quarta e com cenário fiscal no radar; veja
O Ibovespa (IBOV) recua nesta terça-feira (31), depois de cair 0,68% no último pregão. Por volta de 10h13, o principal índice da Bolsa brasileira recuava 0,32%, aos 112.224 pontos
Analistas gráficos da Ágora Investimentos estimam que os próximos objetivos do Ibovespa apontem para 111.600 pontos, 110.000 pontos e 106.900 pontos.
Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,7% nos três meses até setembro.
Por aqui, na agenda econômica do dia também tem o Indicador de Incerteza na Mídia.
- Risco fiscal: Por que fala de Lula começou um incêndio na Faria Lima (e como Haddad vai contornar isso); Assista ao Giro do Mercado clicando aqui e veja o que esperar:
Fora isso, segue o radar o cenário fiscal. O presidente Lula se encontra com o ministro Fernando Haddad e os líderes do Congresso para debater o risco fiscal e crise de imagem do Ministério da Fazenda.
Ontem (30), durante a coletiva de imprensa, Haddad destacou que o objetivo é garantir o equilíbrio das contas públicas e afirmou que dois fatores estão pressionando a equipe econômica: as subvenções do ICMS e a retirada da base Pis/Cofis do ICMS recolhido pelas empresas.
O mercado também está à espera da Super Quarta, quando o Federal Reserve e o Banco Central anunciam a decisão sobre juros. Hoje, acontece a primeira etapa da reunião de ambos os bancos.
Nova York
Os principais índices futuros em Nova York avançam sutilmente, com Dow Jones, S&P e Nasdaq subindo 0,03%, 0,16% e 0,05%, respectivamente.
Os economistas projetam que o Fed vai optar pela manutenção dos juros, mas o presidente Jerome Powell já reforçou que a inflação segue acima da meta e o mercado de trabalho continua apertado.
*Com Juliana Américo e Reuters