Ibovespa (IBOV) cai nesta segunda (13), com fiscal no radar e após novas projeções do Focus para inflação; confira
O Ibovespa (IBOV) opera em queda nesta segunda-feira (13), depois de marcar alta de 2,03% na semana passada. Por volta de 10h10, o principal índice da Bolsa brasileira recuava 0,16%, aos 120,3 mil pontos.
Analistas gráficos da Ágora Investimentos avaliam que a resistência do Ibovespa ficou marcada nos 119,2 mil pontos e caso dê continuidade ao atual rally de curto prazo, encontrará próxima barreira no topo mais recente formado na região dos 123 mil pontos.
Mais cedo, o Banco Central publicou o Relatório Focus, trazendo novas expectativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que deve encerrar o ano em 4,59%, ante os 4,63% do levantamento passado. Para 2024, a projeção passou de 3,91% para 3,92%.
Já a Taxa Selic ao final de 2023 continua em 11,75%. O Focus ainda aponta a projeção para o PIB fica em 2,89% para este ano.
No lado político, o presidente Lula pode definir nesta semana qual será o futuro da meta estabelecida pelo arcabouço fiscal, de zerar o déficit público em 2024.
- Petrobras paga R$ 17 bilhões em dividendos; mas vale a pena investir nas ações da petroleira agora? Confira a recomendação do analista Ruy Hungria e saiba o que fazer:
Ibovespa segue Nova York
Os principais índices futuros em Nova York operam em desvalorização, com Dow Jones, Nasdaq e S&P caindo 0,10%, 0,18% e 0,21%, respectivamente.
O movimento acontece após, na sexta-feira passada, a agência de classificação de risco Moody’s cortar a perspectiva de classificação de crédito dos Estados Unidos, indo de estável para negativa.
Na semana, saem os dados de inflação ao consumidor (CPI) de outubro, na terça-feira (14), e ao produtor (PPI) além de vendas no varejo, na quarta-feira (15).