Ibovespa (IBOV) avança após Focus reduzir ainda mais projeção de inflação e com fusão de elétricas no radar
O Ibovespa (IBOV) avança nesta segunda-feira (27) após ter marcado valorização de 0,59% na semana passada. Por volta de 10h10, o principal índice da Bolsa brasileira subia 0,17%, aos 125,7 mil pontos.
Mais cedo, o Banco Central divulgou o Relatório Focus, e agora, a expectativa é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche o ano feche em 4,53%, ante os 4,55% do levantamento passado. Para 2024, a projeção se manteve em 3,91%.
Já a Selic ao final de 2023 continua em 11,75%. O Focus ainda aponta a projeção para o PIB fica em 2,84% para este ano, representando uma ligeira baixa em relação aos 2,85% da semana passada.
- Petrobras (PETR4) vai ‘fechar a torneira’ dos dividendos? Confira todos os detalhes do novo plano estratégico da petroleira e como a distribuição de proventos pode ser impactada, é só clicar aqui:
Entre o radar corporativo estão as elétricas Eneva (ENEV3) e Vibra (VBBR3). A Eneva apresentou uma proposta não vinculante de fusão com a Vibra.
A operação tem como objetivo a criação de uma gigante de energia, que agrega negócios de exploração de gás natural e geração termelétrica e renovável à distribuição de combustíveis.
Em fato relevante, a Eneva disse que enviou uma carta ao conselho de administração da Vibra propondo uma fusão de iguais, com os acionistas de cada lado representando 50% da base acionária da companhia combinada.
Ibovespa contraria Nova York
Os principais índices futuros de Nova York operam em baixa, com Dow Jones, Nasdaq e S&P caindo 0,14%, 0,15% e 0,10%, respectivamente.
A agenda semanal está cheia nos Estados Unidos, com o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE), do Federal Reserve, que mede a inflação.
O PCE será divulgado na quinta-feira (30) e, caso venha dentro ou abaixo do projetado, as apostas são de pausa definitiva na alta de juros se intensificam.
*Com Juliana Américo e Reuters