Ibovespa (IBOV) avança após IPCA acelerar em novembro e na véspera da ‘Super Quarta’; confira
O Ibovespa (IBOV) avança nesta terça-feira (12), depois de marcar desvalorização de 0,12% na última sessão. Por volta de 10h10, o índice subia 0,20%, aos 127,1 mil pontos.
Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,28% em novembro — uma leve aceleração em relação à alta de 0,24% apurada em outubro.
- Weg (WEGE3): Ainda vale a pena investir em uma das ‘queridinhas’ do mercado? Veja qual é a recomendação do analista Fernando Ferrer para as ações, é só clicar aqui e assistir a entrevista no Giro do Mercado:
O evento da semana é a Super Quarta, mas hoje acontece a primeira etapa da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).
Na reunião de hoje, ambos avaliam as conjunturas econômicas e amanhã o mercado irá conhecer a decisão sobre a política monetária no Brasil e EUA.
Por aqui, vale destacar que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, alertou os mais otimistas de que o jogo da política monetária ainda não está ganho e há incertezas no ambiente.
No radar corporativo está a Eletrobras (ELET3), que vai pagar R$ 1,16 bilhão à Petrobras (PETR3; PETR4) para encerrar as discussões no processo judicial entre as empresas sobre o empréstimo compulsório. Os comunicados foram enviados ao mercado nesta manhã.
Nova York
Na manhã desta terça, os índices futuros de Dow Jones, S&P e Nasdaq subiam 0,18%, 0,11% e 0,26%, respectivamente.
Do lado internacional, a ansiedade do mercado também fica sobre a decisão de amanhã. A expectativa era de que o Federal Reserve fosse encerrar o ciclo de altas dos juros, além de fazer o primeiro reajuste para baixo em março do ano que vem.
No entanto, o relatório de emprego payroll acima do esperado amargou as perspectivas. O país criou 199 mil novas vagas em novembro, ante as projeções de 180 mil empregos.