Ibovespa (IBOV) avança à espera da inflação americana e com CSN Mineração (CMIN3) no radar; veja
O Ibovespa (IBOV) avança nesta terça-feira (14), depois de marcar queda de 0,13% na última sessão. Por volta de 10h10, o principal índice da Bolsa brasileira subia 0,55%, aos 121 mil pontos.
Hoje a agenda econômica do mercado local está esvaziada, com apenas o volume de serviços, que contraiu 0,3% em setembro na comparação com agosto e teve queda de 1,2% na base anual, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre os destaques corporativos está a CSN Mineração (CMIN3), que apresentou lucro de R$ 1,2 bilhão entre julho e setembro de 2023, segundo relatório divulgado pela companhia.
Já no lado político discussões sobre o futuro da meta do arcabouço fiscal ainda acontecem. A meta era a de zerar o déficit público em 2024.
- Brasil tem a maior seca de IPOs em 25 anos: Até quando as empresas vão evitar a bolsa brasileira? Veja o que tem pesado para as companhias e o que esperar do cenário no Giro do Mercado desta segunda-feira (13):
Nova York
Os principais índices futuros em Nova York operam em valorização, com Dow Jones, Nasdaq e S&P subindo 0,05%, 0,12% e 0,26%, respectivamente.
O movimento acontece com o mercado em compasso de espera, porque às 10h30 o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) de outubro será divulgado.
Embora esse indicador inflacionário não seja o preferido do Federal Reserve, os números podem ajudar o mercado a entender para que lado está andando a economia.
A expectativa é de uma alta de 0,3% no mês e de um acumulado de 3,3% no ano. Analistas da Ágora Investimentos avaliam que se a inflação vier dentro do esperado, os números ainda vão sugerir uma clara tendência de desinflação na maior economia do mundo, mas ainda distante da meta de 2% ao ano perseguida pelo Fed.
*Com Reuters