Ibovespa (IBOV) avança nesta sexta (10), digerindo desaceleração do IPCA em outubro; veja
O Ibovespa (IBOV) avança nesta sexta-feira (10), depois de perder 0,12% na última sessão. Por volta de 10h10, o principal índice da Bolsa brasileira subia 0,58%, a 119,7 mil pontos.
Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,24% em outubro — uma leve desaceleração em relação à alta de 0,26% apurada em setembro.
No lado político, o Ministério da Fazenda está planejando adotar uma tributação mínima de 15% sobre o lucro de empresas multinacionais. Segundo informações da Reuters, o objetivo é combater a evasão fiscal.
Já entre o radar corporativo está a Petrobras (PETR3;PETR4), que encerrou o terceiro trimestre de 2023 com lucro líquido de R$ 26 bilhões, marcando queda de 42% no ano.
- IPCA desacelera para 0,24%; Saiba quais são os melhores investimentos para aproveitar o cenário no Giro do Mercado desta sexta-feira (10), é só clicar aqui:
Nova York
Do lado internacional, os principais índices futuros em Nova York operam em alta, com Dow Jones, Nasdaq e S&P valorizando 0,29%, 0,23% e 0,14%, respectivamente.
Os investidores ainda devem repercutir o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, na tarde de ontem, quando alertou para as chances do Fed voltar a subir juros.
Powell destacou que os dirigentes do banco central estão encorajados com o ritmo de desaceleração da inflação, mas não estão confiantes se os preços se manterão em baixa.