Ibovespa (IBOV) sobe após Focus não trazer novas projeções para inflação; confira
O Ibovespa (IBOV) avançava nesta segunda-feira (28), depois de encerrar a última sessão em queda de 1,02%, a 115,8 mil pontos. Por volta de 10h10, o principal índice da Bolsa brasileira subia 0,20%, aos 116 mil pontos.
O movimento acontece após o boletim semanal Focus, do Banco Central, pausar as projeções de inflação. Os economistas seguem prevendo alta de 4,90% do IPCA em 2023.
Para o ano que vem, o ajuste foi de e 0,01 ponto percentual para cima, a 3,87%. Em 2025 e 2026, ambos permaneceram inalterados em 3,50%.
É válido lembrar que as metas de inflação para 2023, 2024 e 2025 são de 3,25%, 3% e 3%, nesta ordem, conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
O arcabouço fiscal também está no radar. Após o texto final ter sido aprovado, na semana passada, pela Câmara dos Deputados, o presidente do BC, Roberto Campos Neto disse que o governo precisa “fazer o dever de casa” neste quesito. As novas regras de gastos está esperando a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- Banco do Brasil (BBAS3) vai distribuir quase R$ 1 bilhão aos acionistas; Vale a pena ter as ações para receber uma fatia da bolada? Veja qual é a recomendação no Giro do Mercado, é só clicar aqui para assistir. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times.
Ibovespa segue Nova York
No lado internacional, os principais índices futuros Dow Jones, S&P e Nasdaq operavam em alta de 0,47%, 0,48% e 0,50%, respectivamente.
O movimento acontece em paralelo ao discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole. Segundo Powell, apesar da melhora, a inflação segue elevada e abriu espaço para mais altas nos juros.
Hoje, o dia não conta com grandes direcionadores, mas a semana nos Estados Unidos será agitada, com uma agenda de Produto Interno Bruto (PIB), na quarta-feira (30) e payroll e Índice de Preços de Gastos com Consumo (PCE, na sigla em inglês), na sexta-feira (1).