Mercados

Ibovespa (IBOV), Haddad e mais: 5 coisas para saber antes de investir no último pregão do ano

28 dez 2023, 10:16 - atualizado em 28 dez 2023, 10:20
Ibovespa
Ibovespa quebrando recorde, Haddad anuncia medidas e outros assuntos relevantes para o mercado nesta quinta (28) (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Ibovespa (IBOV) abriu o último pregão de 2023 em queda, com recuo de 0,26%, a 133.841 pontos, às 10h04. Na véspera, o índice firmou novo recorde, dando continuidade ao rali de fim de ano. Referência para a Bolsa brasileira, o IBOV fechou o pregão de menor liquidez em alta de 0,49%, a 134.193,72 pontos.

O dólar abriu em leve queda, com investidores no aguardo de coletiva de imprensa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que deve apresentar novas medidas econômicas, enquanto, no exterior, o clima era favorável a ativos de risco.

No entanto, a moeda virou para alta e avançava 0,28%, cotada a R$ 4,8387, às 10h05.

Day Trade:

Radar do Mercado:

Taurus (TASA3), BTG Pactual (BPAC11), BlackRock (BLK) e outros destaques desta quinta (28)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cinco assuntos que vão mexer com o Ibovespa nesta quinta (28)

Haddad anuncia novas medidas de equilíbrio das contas públicas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresenta nesta quinta-feira (28) as novas medidas que visam equilibrar as contas públicas.

A ideia é que os projetos lançados possam compensar a renúncia fiscal da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. O veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi barrado no Congresso, com isso, a desoneração foi prorrogada até 2027.

Na última semana, o ministro enfatizou a busca pela eliminação do déficit primário até 2024. “O resultado está contratado, estamos aqui disputando o ritmo do processo”, disse ele, defendendo que sob as novas regras fiscais do presidente Lula o Brasil avançará para o equilíbrio fiscal.

Ibovespa bate recorde

Ibovespa (IBOV) firmou novo recorde no pregõ de quarta-feira (27), dando continuidade ao rali de fim de ano. O índice, que é referência na Bolsa brasileira, fechou o pregão de menor liquidez em alta de 0,49%, a 134.193,72 pontos.

Luis Novaes, analista da Terra Investimentos, diz que a expectativa é de que o Ibovespa se mantenha na faixa atual, “considerando considerando os últimos dois dias de negociação das bolsas globais, quando muito dos investidores já saíram completamente do mercado”, de acordo com a Reuters.

Analistas da Guide Investimentos avaliam que, com as perspectivas para queda de juros melhorando, a tendência é que esse movimento seja visto com frequência ao longo de 2024. Ainda, pontuam que a sessão de hoje deve mostrar liquidez ainda menor do que a dos últimos dias, o que pode ampliar a volatilidade das ações.

IPCA-15: Inflação sobe a 0,40% em dezembro e fecha o ano em 4,72%; veja

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) subiu 0,40% em dezembro, seguido pela alta de 0,33% no mês passado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (28).

O resultado da prévia da inflação veio superior à mediana das projeções de mercado, visto que a expectativa era de um avanço de 0,27% na comparação mensal.

Taurus (TASA3) assina Term Sheet com Scopa Military Industries

Taurus Armas (TASA3;TASA4) divulgou ao mercado nesta quinta-feira (28), a assinatura de um Term Sheet não vinculante com a Scopa Military Industries.

Segundo o comunicado, a assinatura é um “passo importante na estratégia global” da companhia, estabelecendo premissas iniciais a criação de uma joint venture no Reino da Arábia Saudita.

Além disso, caso a parceria seja efetivada, também será possível atender a uma série de programas e plataformas do projeto Saudi Vision 2030.

BTG Pactual (BPAC11) aprova JCP

O conselho de administração do BTG Pactual (BPAC11) aprovou na quarta-feira (27) a distribuição de juros sobre o capital próprio (JCP) decorrentes de lucros apurados no exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2023.