Mercados

Ibovespa (IBOV), Haddad e mais: 5 coisas para saber antes de investir no último pregão do ano

28 dez 2023, 10:16 - atualizado em 28 dez 2023, 10:20
Ibovespa
Ibovespa quebrando recorde, Haddad anuncia medidas e outros assuntos relevantes para o mercado nesta quinta (28) (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Ibovespa (IBOV) abriu o último pregão de 2023 em queda, com recuo de 0,26%, a 133.841 pontos, às 10h04. Na véspera, o índice firmou novo recorde, dando continuidade ao rali de fim de ano. Referência para a Bolsa brasileira, o IBOV fechou o pregão de menor liquidez em alta de 0,49%, a 134.193,72 pontos.

O dólar abriu em leve queda, com investidores no aguardo de coletiva de imprensa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que deve apresentar novas medidas econômicas, enquanto, no exterior, o clima era favorável a ativos de risco.

No entanto, a moeda virou para alta e avançava 0,28%, cotada a R$ 4,8387, às 10h05.

Day Trade:

Radar do Mercado:

Taurus (TASA3), BTG Pactual (BPAC11), BlackRock (BLK) e outros destaques desta quinta (28)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cinco assuntos que vão mexer com o Ibovespa nesta quinta (28)

Haddad anuncia novas medidas de equilíbrio das contas públicas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresenta nesta quinta-feira (28) as novas medidas que visam equilibrar as contas públicas.

A ideia é que os projetos lançados possam compensar a renúncia fiscal da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. O veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi barrado no Congresso, com isso, a desoneração foi prorrogada até 2027.

Na última semana, o ministro enfatizou a busca pela eliminação do déficit primário até 2024. “O resultado está contratado, estamos aqui disputando o ritmo do processo”, disse ele, defendendo que sob as novas regras fiscais do presidente Lula o Brasil avançará para o equilíbrio fiscal.

Ibovespa bate recorde

Ibovespa (IBOV) firmou novo recorde no pregõ de quarta-feira (27), dando continuidade ao rali de fim de ano. O índice, que é referência na Bolsa brasileira, fechou o pregão de menor liquidez em alta de 0,49%, a 134.193,72 pontos.

Luis Novaes, analista da Terra Investimentos, diz que a expectativa é de que o Ibovespa se mantenha na faixa atual, “considerando considerando os últimos dois dias de negociação das bolsas globais, quando muito dos investidores já saíram completamente do mercado”, de acordo com a Reuters.

Analistas da Guide Investimentos avaliam que, com as perspectivas para queda de juros melhorando, a tendência é que esse movimento seja visto com frequência ao longo de 2024. Ainda, pontuam que a sessão de hoje deve mostrar liquidez ainda menor do que a dos últimos dias, o que pode ampliar a volatilidade das ações.

IPCA-15: Inflação sobe a 0,40% em dezembro e fecha o ano em 4,72%; veja

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) subiu 0,40% em dezembro, seguido pela alta de 0,33% no mês passado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (28).

O resultado da prévia da inflação veio superior à mediana das projeções de mercado, visto que a expectativa era de um avanço de 0,27% na comparação mensal.

Taurus (TASA3) assina Term Sheet com Scopa Military Industries

Taurus Armas (TASA3;TASA4) divulgou ao mercado nesta quinta-feira (28), a assinatura de um Term Sheet não vinculante com a Scopa Military Industries.

Segundo o comunicado, a assinatura é um “passo importante na estratégia global” da companhia, estabelecendo premissas iniciais a criação de uma joint venture no Reino da Arábia Saudita.

Além disso, caso a parceria seja efetivada, também será possível atender a uma série de programas e plataformas do projeto Saudi Vision 2030.

BTG Pactual (BPAC11) aprova JCP

O conselho de administração do BTG Pactual (BPAC11) aprovou na quarta-feira (27) a distribuição de juros sobre o capital próprio (JCP) decorrentes de lucros apurados no exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2023.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.