BusinessTimes

Ibovespa (IBOV) fecha em alta de 0,5% com ajuda de bancos e ações ligadas a commodities

04 fev 2022, 18:07 - atualizado em 04 fev 2022, 18:11
Mercados, Ibovespa, B3
Principal índice da B3 termina o dia no azul com ajuda de petroleiras e bancões (Imagem: Divulgação/B3)

O Ibovespa (IBOV) conseguiu reverter a queda do início do dia e fechou em alta nesta sexta-feira (4), sustentado pelas grandes empresas do setor bancário e de commodities.

Apesar dos ruídos criados pela PEC dos Combustíveis e pelo novo relatório de emprego (payroll) dos Estados Unidos, o principal índice da B3 (B3SA3) registrou ganhos de 0,5%, a 112.252 pontos, de acordo com dados preliminares.

As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) deram gás ao índice. As petroleiras, em geral, tiveram um bom desempenho na sessão, com ajuda do petróleo, que renovou máximas históricas com o aumento das preocupações envolvendo a oferta da commodity.

De acordo com Alexsandro Nishimura, economista, head de conteúdo e sócio da BRA, a melhora do desempenho do Ibovespa também coincidiu com o movimento dos pares de Nova York. Mesmo com dados de criação de postos de trabalho acima do esperado, o que poderia levar o banco central norte-americano a agir de maneira mais agressiva para conter a inflação, os investidores repercutiram positivamente a aprovação da lei “América Compete” pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.

A possibilidade de maior alta dos juros nos EUA teve impacto no dólar. A moeda fechou em alta de 0,51%, voltando a superar os R$ 5,30. A curva de juros também foi para cima, refletindo os juros dos treasuries e a maior preocupação com a situação fiscal no Brasil.