Ibovespa (IBOV) de folga: Bolsa de valores não terá pregão durante o Carnaval; veja quando volta

Durante o Carnaval, dias 3 e 4 de março, o Ibovespa (IBOV) não terá pregão. Além disso, a negociação e conformação dos investimentos no Tesouro Direto também será interrompida.
Contudo, tanto a B3 quanto o Tesouro, retornam com a operações na Quarta-feira de Cinzas (5), a partir das 13h.
Segundo o calendário de funcionamento da B3 deste ano, de maneira em geral, a bolsa não funciona em dias de feriados nacionais. No entanto, opera normalmente nas pontes de feriados prolongados e folgas municipais ou estaduais de São Paulo, onde fica a sua sede.
Confira o restante do calendário de ‘folgas’ do Ibovespa
- 3 e 4 de março — Carnaval
- 18 de abril — Sexta-feira Santa
- 21 de abril — Tiradentes
- 1 de maio — Dia do Trabalho
- 19 de junho — Corpus Christi
- 20 de novembro — Dia Nacional de Zumbi e Consciência Negra
- 24 de dezembro — Véspera de Natal
- 25 de dezembro — Natal
- 31 de dezembro — Ano Novo
Além disso, mesmo que o dia da Revolução Constitucionalista, 9 de julho, seja um feriado em São Paulo, não haverá paralisação no funcionamento da B3. Isso porque, desde o calendário de 2022, a bolsa não para durante os feriados municipais e estaduais de São Paulo.
O que abre e o que fecha no Carnaval?
Bancos
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências não funcionarão no dia de Proclamação da República. No entanto, os clientes podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos.
As transações via PIX ocorrerão normalmente no período. Demais compensações bancárias, incluindo a TED, são efetivadas no dia útil seguinte ao feriado.