Mercados

Ibovespa (IBOV) chega a cair quase 2% com deterioração das Bolsas globais

13 set 2022, 14:05 - atualizado em 13 set 2022, 14:05
Mercado gráfico queda
Banco central reúne-se nos dias 20 e 21 de setembro para decidir sobre os juros nos EUA. (Imagem: Unplash/Maxim Hopman)

O Ibovespa (IBOV) chegou a cair 1,8% no início da tarde desta terça-feira (13), com a deterioração das Bolsas globais, que repercutem um dado mais forte do que o esperado de inflação nos Estados Unidos.

Por volta das 13h55, o principal índice da Bolsa brasileira recuava 1,69%, aos 111,4 mil pontos. Nos EUA, Dow Jones tinha queda de 2,69%, o S&P 500 recuava 3,05% e o Nasdaq tombava 3,93%.

A forte onda vendedora em Wall Street se aprofundou à medida que crescem as apostas de um Fed ainda agressivo (“hawkish”) no ciclo de aperto monetário para controlar a inflação.

De acordo com o Departamento do Trabalho dos EUA, o índice de preços ao consumidor norte-americano (CPI) subiu 0,1% em agosto, quando economistas consultados pela Reuters projetavam queda de 0,1%.

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o CPI subiu 0,6% em agosto, após avançar 0,3% em julho.

Para o gestor Daniel Alberini, sócio na CTM Investimentos, além do dado principal, outras medidas internas do CPI também mostraram um quadro ainda ruim, sugerindo que o Federal Reserve terá um trabalho grande pela frente.

“E quanto mais taxas de juros nos EUA, mais complexo fica para o restante do mundo, por fluxo de dinheiro migrando para lá, por risco, por volatilidade…”, afirmou.

O banco central reúne-se nos dias 20 e 21 de setembro para decidir sobre os juros nos EUA. As expectativas apontam um aumento de 0,75 ponto percentual, que elevaria a taxa para entre 3% e 3,25%.

*Com informações da Reuters

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!