Mercados

Ibovespa (IBOV) caminha para fechar 3º pregão seguido em queda

15 set 2022, 14:08 - atualizado em 15 set 2022, 14:08
B3 futuros bitcoin
Mercados pesam a possibilidade de o Federal Reserve (Fed) adotar um ritmo de aperto monetário mais agressivo na semana que vem (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O Ibovespa (IBOV) opera em queda nesta quinta-feira (15), seguindo o mau humor dos mercados americanos. O índice recuava 0,5%, a 109.996,70 pontos, por volta das 14h, e caminha para fechar seu terceiro pregão consecutivo no vermelho.

Os mercados ainda pesam a possibilidade de o Federal Reserve (Fed) adotar um ritmo de aperto monetário mais agressivo na semana que vem como forma de controlar a inflação.

Os últimos dados do índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês), divulgados na terça (13), vieram piores que o esperado, com o indicador mostrando aceleração em agosto ante julho.

O CPI subiu 0,1% na base mensal e avançou 8,3% no confronto anual, ficando acima das projeções de alta de 8%.

Hoje mais cedo, o Departamento de Comércio dos EUA informou que as vendas no varejo do país subiram 0,3% em agosto, superando a expectativa em pesquisa da Reuters de estabilidade sobre julho.

No mercado local, o Banco Central divulgou que seu indicador da atividade econômica (IBC-Br) avançou 1,17% em julho ante o mês anterior, superando as projeções.

O indicador calculado pelo BC tem o objetivo de antecipar avaliações sobre o Produto Interno Bruto (PIB).

Além da divulgação do IBC-Br, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia elevou a projeção de crescimento do PIB brasileiro para 2022, de 2% para 2,7%.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!