Giro de Indicadores

Ibovespa (IBOV) cai sem Wall Street; veja os indicadores desta terça (4)

04 jul 2023, 12:14 - atualizado em 04 jul 2023, 12:14
Indicadores
Entre os indicadores, o destaque vai para a produção industrial de maio e as vendas de carros em junho. (Arte: Giovanna Melo/Money Times)

O mercado americano está fechado devido ao feriado da Independência, nos Estados Unidos. Com isso, os índices de Wall Street voltam para o jogo apenas amanhã. Enquanto isso, a bolsa brasileira se vira com a agenda de indicadores nacional. Mais tarde, saem dos dados do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto e de Serviços do Japão e China.

Por volta das 12h10, o Ibovespa (IBOV) caia 0,38%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta terça-feira (4)

Brasil
Por aqui, a produção industrial subiu 0,3% em maio e avançou 1,9% na base anual. O resultado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) veio acima das projeções do mercado, de alta de 0,1% e 1,2%, respectivamente.

Para Marco Caruso, economista-chefe do PicPay, apesar da alta, o setor ainda enfrenta uma economia global que tem reduzido os preços das commodities, além dos juros altos. “Recentemente, temos observado que o quadro da indústria geral ainda é conturbado, mas que a isenção fiscal para produção de carros populares tem incentivado o setor”, afirma.

Também foram divulgados os dados de emplacamento de carros no mês passado. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), vendas de veículos novos tiveram alta de 7,39% em junho, totalizando 189.528 novas unidades. Trata-se do primeiro resultado do setor automotivo após o governo lançar o programa de incentivo aos carros populares.

Um relatório divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostra que a produção de petróleo do Brasil somou média de 3,2 milhões de barris por dia em maio. Trata-se de uma alta de 1,9% ante o mês anterior e aumento de 11,2% na comparação com o mesmo mês de 2022.

Além disso, o Índice de Preços ao Consumidor da Fipe, que mede a inflação na cidade de São Paulo, registrou alta de 2,06% no 1º semestre do ano. Já em junho, o IPC teve queda de 0,03%; com isso, o acumulado em 12 meses fica em 3,96%.

Por fim, o IPC semanal da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta para queda de -0,10% na inflação da 4ª quadrissemana de junho. Já no acumulado, o indicador tem alta de 2,22%.

Global
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos países da OCDE desacelerou em maio, passando de 7,4% para 6,5% na taxa anual. Trata-se do menor nível desde dezembro de 2021. O núcleo da inflação, que exclui os preços de alimentos e energia, também arrefeceu. Em maio, o indicador acumulou 6,9%, ante os 7,1% registrados em abril.

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.