Giro de Indicadores

Ibovespa (IBOV) cai com Powell falando em ‘possível recessão’; veja os indicadores desta quarta (28)

28 jun 2023, 11:56 - atualizado em 28 jun 2023, 11:56
Indicadores
A agenda de indicadores está esvaziada, com destaque para o estoque de crédito e confiança da indústria no Brasil. (Arte: Giovanna Melo/Money Times)

A agenda de indicadores tem um dia esvaziado, com o mercado brasileiro esperando a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) de amanhã. Mais tarde, o Banco Central divulga o fluxo cambial semanal, enquanto o Tesouro libera o relatório da dívida pública federal de maio. Já nos Estados Unidos saem os resultados anuais do teste de estresse bancário do Federal Reserve.

Os principais índices de Wall Street abriram em baixa, pressionados por pelas notícias de que os Estados Unidos podem reduzir as vendas de chips de inteligência artificial para a China. Além disso, os investidores acompanham as falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e outras autoridades monetárias em busca de pistas sobre as perspectivas da taxa de juros.

Powell chegou a dizer que uma recessão nos Estados Unidos após os aumentos dos juros pelo banco central não é o cenário mais provável, mas é “certamente possível”.

Por volta das 11h50, o Ibovespa (IBOV) caia 0,21%. Já em Wall Street, Nasdaq subia 0,58%, S&P 500 subia 0,02% e Dow Jones desacelerava a 0,35%.

Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta quarta-feira (28)

Brasil
Por aqui, a confiança da indústria subiu em junho. Dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostram que houve uma redução no pessimismo dos empresários. O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 1,1 ponto, para 94 pontos.

Além disso, o estoque de crédito no país avançou 0,3% em maio. Segundo o Banco Central, o estoque de crédito totalizou R$ 5,387 trilhões no período, sendo que a inadimplência no segmento de recursos livres subiu a 4,9%. Já o spread bancário no mesmo segmento foi a 33,3 pontos percentuais. Por fim, a concessões de empréstimos no subiram 15,5% em maio.

Estados Unidos
Nos Estados Unidos, os estoques de petróleo caíram 9,603 milhões de barris na semana. A previsão era -1,8 milhão. Já os estoques de gasolina subiram em 603 mil barris, ante previsão de que da 400 mil.

Europa
Na Alemanha, a confiança do consumidor deve piorar em julho. Segundo dados do Índice GfK, a projeção é de queda de -24,4 pontos em junho para -25,4 em julho.

*Com Reuters e BDM

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar