Mercados

Ibovespa (IBOV) busca mais uma semana positiva e abre em alta, em linha com NY

15 maio 2023, 10:16 - atualizado em 15 maio 2023, 10:22
B3-Ibovespa-Mercados-Ações
O Ibovespa opera em alta hoje, digerindo projeções econômicas e esperando dados do cenário global (Imagem: Fernandes/Bloomberg)

Ibovespa (IBOV) avançava nesta segunda-feira (15), depois de fechar em alta de 0,19% no último pregão, acumulando ganhos de 3,15% na semana.

Por volta das 10h08, o índice acionário à vista subia 0,47%, aos 108.972 pontos. No mesmo horário, os indicadores acionários futuros em Nova York operavam em alta. 

Os investidores se atentam ao cenário macroeconômico doméstico, além da reta final da temporada de resultados e dados da economia global.

O mercado revisou as projeções para a inflação, segundo o Boletim Focus desta segunda. Os economistas consultados pelo Banco Central elevaram a previsão do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao final deste ano. As projeções desta semana passaram de 6,02% para 6,03%.

Além disso, o relator do arcabouço fiscal, deputado Cláudio Cajado, deve entregar hoje o seu parecer sobre a nova regra fiscal aos líderes da Câmara.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve entrar no debate para tentar agilizar a votação do substituto do teto de gastos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Resultados

Ao final do dia, a temporada de resultados do 1T23 chega ao fim, trazendo balanços de “queridinhas” dos investidores, como Magazine Luiza (MGLU3) e IRB (IRBR3).

Enquanto isso, os dados de atividade no exterior recheiam a agenda lá fora. Com isso, o foco dos mercados se concentra no ritmo da economia global.

Os dados sobre o desempenho das vendas no varejo e da produção industrial na China, à noite, devem corroborar a percepção de que o mundo está em desaceleração. Já os Estados Unidos divulgam seus respectivos números da indústria e do varejo amanhã e devem apontar na mesma direção.

*Com Juliana Américo e Olívia Bulla