Ibovespa (IBOV) avança nesta segunda (30), se preparando para resultados da semana
O Ibovespa (IBOV) opera em alta nesta segunda-feira (30), depois de fechar com queda de 1,63% no último pregão. Por volta das 10h05, o índice avançava 0,34%, aos 112.740 pontos.
Os investidores se preparam para uma bateria de eventos importantes nos próximos dias. O calendário político deve mover o Ibovespa, que aguarda a volta do Congresso depois das férias.
São 27 senadores, eleitos em outubro, que tomam posse na próxima quarta-feira (1º) no Plenário da Casa. Os parlamentares já se articulam na formação das chapas para a eleição dos novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado.
Ainda na quarta-feira (1°), o Ibovespa aguarda a primeira “Super Quarta”, ou “Fompom”, do ano.
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve e o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil anunciam suas respectivas taxas de juros em um intervalo de poucas horas.
Em seguida, na quinta (2), é dia de “Super Quinta”. Os bancos centrais da Inglaterra (BoE) e da zona do euro (BCE) também se reúnem e anunciam suas decisões quase que de maneira sucessiva.
Cada anúncio, contudo, reflete um momento diferente da política monetária de cada economia.
Os mercados aguardam que o BCE e BoE mantenham o aperto à dose de 0,50 ponto percentual, enquanto a expectativa é de que o Fed reduza o ritmo para 0,25 pp.
Por aqui, o Ibovespa segue atento ao teor do Copom, já que qualquer surpresa tem forças para influenciar na dinâmica dos mercados.
Enquanto isso, os primeiros pregões na China após o feriado do Ano Novo Lunar também está no radar do Ibovespa.
O gigante asiático anuncia importantes indicadores de atividade econômica nos próximos dias, que serão importantes para aferir o ritmo da reabertura econômica desde o fim da política de Covid Zero.
Outros indicadores econômicos pelo mundo também são divulgados nesta segunda. Confira a agenda.
Depois dos lucros da Cielo (CIEL3) na última quinta-feira (26), o Ibovespa vai seguir atento à temporada de resultados dos bancos brasileiros, com o Santander (SANB11), no próximo dia 2 de fevereiro.
Saiba mais! PERSPECTIVAS IBOVESPA 2023: COMO SERÁ O O ANO DAS EMPRESAS? IMPACTO DA ECONOMIA DO BRASIL NO ÍNDICE!