Ibovespa (IBOV) avança com Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3)
O Ibovespa (IBOV) subia na tarde desta quinta-feira (15) apoiado na recuperação das ações de Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3). Por volta das 15h, o principal índice da Bolsa avançava 0,58%, aos 104,3 mil pontos.
Agentes financeiros citaram rumores de que as mudanças na Lei das Estatais encontravam dificuldades no Senado. Segundo o jornal o Estado de S. Paulo, não havia ainda acordo para a votação do projeto com as alterações nesta quinta-feira.
Mudanças na Lei das Estatais aprovadas nesta semana na Câmara dos Deputados, após a indicação de Aloizio Mercadante para chefiar o BNDES no governo de Luiz Inácio Lula de Silva (PT), pressionaram os ativos locais desde terça-feira.
Para Pedro Paulo Silveira, diretor de gestão de recursos na Nova Futura, apesar da reação positiva, o movimento “não muda em nada” a sinalização do governo eleito de que “a governança das empresas não atenderá aos acionistas”.
Os agentes financeiros também seguiam atentos a declarações do presidente do BC, Roberto Campos Neto, e do diretor de política econômica da instituição, Diogo Guillen, após a divulgação pela manhã do Relatório Trimestral de Inflação.
Em meio às negociações da PEC da Transição, Campos Neto disse que o BC vem alertado sobre a importância da coordenação entre políticas fiscal e monetária e que essa é a melhor forma de se criar um ambiente futuro para queda de juros.
O mercado ainda aguarda pela tramitação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira.
No exterior, as projeções de juros altos por mais tempo dadas pelo Federal Reserve (Fed) na véspera pesavam na confiança dos investidores.
Pela manhã, o banco central da zona do euro desacelerou a alta dos juros, mas promoteu manter o combate à inflação. O órgão também disse que começará a reduzir a carteira de títulos em março. O Banco da Inglaterra também elevou o juro nesta quinta-feira.
*Com informações da Reuters