Ibovespa (IBOV) avança à espera de dado de inflação nos EUA
O Ibovespa (IBOV) subia nesta segunda-feira (12), acompanhando o viés do mercados no exterior antes de dados de inflação nos Estados Unidos.
Por volta das 15h, o principal índice da Bolsa brasileira subia 1,13%, aos 113,5 mil pontos.
Em Wall Street, o S&P 500 avançava 1%, enquanto agentes financeiros se preparam para a divulgação do índice de preços ao consumidor norte-americano (CPI, na sigla em inglês) de agosto, na terça-feira, que deve calibrar as apostas sobre os próximos passos do Federal Reserve (Fed).
Para Ipek Ozkardeskaya, analista sênior no Swissquote Bank, se o CPI vier fraco o suficiente, ou idealmente mais fraco do que o esperado, o mercado de ações provavelmente dará continuidade ao movimento de alta nesta semana também.
“Se, no entanto, os dados não forem tão suaves quanto o esperado, ou pior, se virmos um número mais alto do que a leitura do mês passado, os ganhos da semana passada em ações provavelmente serão devolvidos rapidamente”, afirmou em comentário enviado a clientes.
Para Ozkardeskaya, não há muito o que ser precificado ainda para a decisão do Fed na próxima semana, após várias declarações de membros do banco central norte-americano na semana passada, na linha de que o juro continuará subindo até que a inflação esteja sob controle, elevarem a chance de alta de 0,75 ponto percentual.
“Aconteça o que acontecer esta semana, sabemos que o Fed está disposto a entregar mais 0,75 ponto este mês… O que importa é o que acontecerá após a reunião do Fomc (comitê de política monetária do Fed) em setembro”, acrescentou. Isso, segundo ele, depende quase totalmente da inflação. “Então, todos os olhos estão na inflação de amanhã.”
*Com informações da Reuters