Giro de Indicadores

Ibovespa (IBOV) afunda após bater no iceberg do Banco Central; veja os indicadores desta quinta (22)

22 jun 2023, 12:15 - atualizado em 22 jun 2023, 12:15
Indicadores
A agenda de indicadores está esvaziada aqui no Brasil, com destaque para as decisões de juros dos bancos centrais europeus. (Arte: Giovanna Melo/Money Times)

O dia é vermelho na bolsa brasileira. O Ibovespa deixou a agenda de indicadores de lado e amarga após o Banco Central optar pela manutenção da taxa Selic e não sinalizar corte nos juros em agosto. Além disso, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, passa pelo segundo round da sua sabatina no Congresso americano.

Mais tarde saem os dados de estoques de petróleo da semana nos Estados Unidos, além do Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina no primeiro trimestre. Além disso, o Banco Central do México divulga a sua decisão de política monetária e o Japão solta a preliminar de junho para o PMI Composto.

Já os principais índices de Wall Street tem pouca alteração nesta quinta-feira em negociações cautelosas, um dia depois que Powell manteve sua posição agressiva sobre a trajetória dos juros.

Por volta das 12h10, o Ibovespa (IBOV) desabava 1,42%. Já em Wall Street, Nasdaq subia 0,41%, S&P 500 caia 0,03% e Dow Jones desacelerava a 0,24%.

Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta quinta-feira (22)

Brasil
A arrecadação do governo federal registrou altas no último bimestre. Em abril, a soma foi de R$ 203,889 bilhões, enquanto em maio a soma foi de R$ 176,812 bilhões. Tratam-se dos maiores patamares da série, com início em 1995, para cada um dos meses.

Segundo a Receita Federal, em abril a arrecadação registrou avanço real de 0,31%. Já no mês passado, houve alta real de 2,89%.

Estados Unidos
Nos Estados Unidos, o índice de atividade nacional de maio caiu a -0,15. Os dados de abril também foram revisados, passando de 0,07 para 0,14.

A venda de moradias usadas no país subiram 0,2% em maio, ante abril, totalizando 4,3 milhões de unidades.

Por fim, os pedidos de auxílio-desemprego da semana somaram 264 mil. Os números da semana anterior foram revisados de 262 mil para 264 mil.

Europa

O índice de confiança do consumidor subiu para -16 na zona do euro, segundo os dados preliminares para junho da Comissão Europeia.

Hoje também é dia dos Banco Centrais:

  • Suíça eleva taxa de juros em 0,25 pp, a 1,75%
  • Noruega aumentou taxa de juros em 0,50 pp, a 3,75%
  • Inglaterra elevou os juros em 0,50 pp, a 5%
  • Turquia eleva taxa de 8,5% para 15%

Ásia
A China está de folga até segunda-feira. Feriado deixa mercados fechados na China continental, em Hong Kong e em Taiwan. As negociações de minério de ferro também estão paradas.

*Com Reuters e BDM

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar