Ibovespa (IBOV) cai com inflação acima do esperado nos EUA
O Ibovespa (IBOV) operava em queda na abertura do pregão desta terça-feira (13), após a divulgação de um índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) acima do esperado.
Por volta das 10h10, o principal índice da Bolsa brasileira caía 1,53%, aos 111,6 mil pontos, seguindo os índices futuros de Nova York. Antes da divulgação do CPI, o Ibovespa futuro chegou a subir 1%.
O CPI subiu 0,1% na base mensal e avançou 8,3% no confronto anual, ficando acima das projeções de alta de 8%.
Os aumentos nos índices de moradia, alimentação e assistência médica foram os que mais impactaram no aumento da inflação.
Já o núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve altas de 0,6% no mês e de 6,3% na base anual. A previsão era de um aumento de 6,1% no acumulado de 12 meses.
Front interno
No Brasil, a agenda política continua sem grandes avanços no Congresso, em meio a proximidade da eleição e esvaziamento das Casas Legislativas.
Segundo o BB Investimentos, agentes de mercado se pautam nos fundamentos atuais da economia, como declínio da inflação e crescimento para balizar preços dos ativos.
“Porém, o debate sobre política monetária dos principais bancos centrais mundiais ainda é o principal foco de atenção para os investidores”, disse em relatório.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!