Ibovespa (IBOV) abre em alta, seguindo Bolsas globais
O Ibovespa (IBOV) abriu esta quinta-feira (23) em alta, seguindo o desempenho das Bolsas globais.
Por volta das 10h05, o índice avançava 0,10%, aos 99, 6 mil pontos. Na véspera, o Ibovespa teve desempenho negativo de 0,16%.
O movimento acontece após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reconhecer no dia anterior a possibilidade de uma recessão nos EUA à medida que o banco central luta contra a inflação.
Para o diretor da mesa de renda variável da Drive Capital, Lucio Vieira, as notícias são as mesmas, mas os mercados reagem de formas diferentes diante do momento de incerteza.
“Os investidores estão tentando ler o Fed nas entrelinhas, para entender os próximos passos. Powell falou ontem o que já tinha falado: inflação está mais forte do que eles estavam imaginando”, diz.
Vieira lembra que é possível que o BC americano coloque os juros em um patamar “um pouco restritivo, querendo trazer a inflação para o centro da meta, e deixar um pouco acima da taxa neutra”.
“Agora, a questão para os mercados é entender se a alta dos juros na próxima reunião vai ser igual a última ou se o Fomc vai reduzir o ritmo [de ajuste] para meio ponto”, diz.
O Fed vai continuar analisando os índices de atividade, segundo o especialista da Drive.
“Eles [os diretores do Fomc] estavam imaginando que essa inflação de maio viria um pouco abaixo da de abril. Na verdade ela veio acima. Eles estão preocupados em entender quando vai ser pico de inflação”.
Mercados hoje
A inflação segue no radar dos investidores, com pronunciamento de Powell novamente no senado nesta quinta-feira.
Na Europa, dados do PMI alemão demonstraram uma desaceleração acima do esperado na atividade econômica ao registrarem 52,5 vs. 54,5 pontos esperados pelos analistas, segundo o consenso da Reuters.
Na China, ambos os índices CSI 300 (+1,7%) e Hang Seng (+1,3%) encerraram em alta após pronunciamento do presidente, Xi Jinping, pontuando que a China se esforçará para cumprir a meta de 5,5% de crescimento em 2022 e implementará incentivos macroeconômicos mais eficazes.
Para o BB Investimentos, segue no radar do mercado local continuidade do debate legislativo no Brasil sobre medidas para conter o aumento dos combustíveis, “trazendo preocupações para o quadro fiscal segue gerando volatilidade para os ativos”.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!