Mercados

Ibovespa (IBOV) abre de lado, com Campos Neto e CEO da Petrobras no radar: 5 coisas para saber antes de investir hoje (27)

27 maio 2024, 10:15 - atualizado em 27 maio 2024, 10:15
ibovespa
Ibovespa começa semana de feriados com Campos Neto e nova CEO da Petrobras no radar (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Ibovespa (IBOV) abriu o pregão desta segunda-feira (27) sem direção definida. O principal índice da Bolsa brasileira avançava 0,09%, a 124.419 pontos, por volta das 10h10.

Hoje, o mercado brasileiro seguirá sozinho, sem as bolsas de Wall Street para se guiar. Isso porque é feriado de Memorial Day nos Estados Unidos.



O dólar oscilava perto da estabilidade frente ao real nas primeiras negociações desta segunda, em linha com a divisa norte-americana no exterior, abrindo uma semana que terá a divulgação de importantes dados de inflação no Brasil, nos EUA e na Europa.

Day Trade:

Radar do Mercado:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5 assuntos que podem mexer com o Ibovespa nesta segunda (27)

Magda Chambriard concede primeira entrevista como presidente da Petrobras

A nova presidente da Petrobras (PETR3;PETR4), Magda Chambriard, concede a sua primeira entrevista após assumir a posição que, até então, era ocupada por Jean Paul Prates. A coletiva está prevista para acontecer hoje às 18h.

Apesar da aprovação de um novo CEO para a estatal ser demorada, o governo conseguiu adiantar a revisão do currículo de Chambriard. Com isso, o Conselho de Administração da empresa se reuniu na última quarta-feira (22), quando aprovou sua indicação para o cargo e também como integrante do colegiado. Ela tomou posse na sexta-feira (24).

Economistas elevam novamente projeções para inflação

Os economistas ouvidos pelo Banco Central voltaram a revisar para cima as projeções de inflação para este ano e os próximos. Segundo o Relatório Focus, as expectativas de alta para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passaram de 3,80% para 3,86%.

Já para 2025, a projeção do IPCA foi elevada de 3,74% para 3,75% e 2026 de 3,50% para 3,58%. Enquanto isso, a projeção para 2027 permanece em 3,50%.

Vale lembrar que as metas de inflação para 2024 e 2025 são de 3%, conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Semana de feriados no Brasil e exterior

A semana vai ser mais curta. Não só por conta do feriado de Corpus Christi por aqui na quinta-feira, mas também porque o mercado americano está fechado nesta segunda-feira (27). Hoje é feriado de Memorial Day nos Estados Unidos e as bolsas de Wall Street não operam.

Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, aponta que, mesmo com a semana repleta de feriados, os próximos dias serão cruciais, especialmente na quinta e sexta-feira, com a divulgação do PIB dos EUA e do deflator PCE, respectivamente.

“Em um contexto de ansiedade entre os investidores devido aos próximos passos da política monetária americana, esses dados serão fundamentais para moldar o humor do mercado”, avalia.

Aqui no Brasil, conforme o calendário da B3, o Ibovespa só estará de folga na quinta (30).

Mercados de olho na política monetária

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reconheceu na sexta-feira (24) que as projeções inflacionárias estão em alta.

O analista da Empiricus, Matheus Spiess, destaca que, nesta segunda, ele deverá participar de um almoço promovido pelo Lide e qualquer novidade sobre a condução dos trabalhos do Copom (Comitê de Política Monetária) ou do Conselho Monetário Nacional pode influenciar o mercado.

“Após a declaração de Haddad, expressando desconforto com a meta fiscal, acredito que a meta de inflação possa ser mantida em 3%, mesmo que a inflação efetiva fique em torno de 4%, funcionando como uma meta informal”, pondera.

Ele lembra ainda que, historicamente, durante os governos do PT, a inflação raramente esteve no centro da meta.

Fundo canadense compra participação relevante na Arezzo (ARZZ3)

Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB) comprou uma participação acionária relevante da Arezzo (ARZZ3), segundo o comunicado enviado ao mercado nesta segunda.

A CPPIB passou a deter, direta e indiretamente, 5.613.065 ações ordinárias de emissão da companhia, representando aproximadamente 5,06% do capital social, e declarando não deter outros valores mobiliários.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.