Mercados

Ibovespa (IBOV) mira os 125 mil pontos no 1º pregão da semana; 5 coisas para saber ao investir hoje (16)

16 dez 2024, 10:08 - atualizado em 16 dez 2024, 10:08
Ibovespa, 5 Coisas, Investimentos, Dólar, Day Trade, Estados Unidos, EUA
Ibovespa abre em alta nesta segunda-feira, 16 (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) abriu o pregão desta segunda-feira (16) em alta. O principal índice da bolsa brasileira subia 0,05%, a 124.669,77 pontos, por volta de 10h05.



O dólar à vista frente ao real nas primeiras negociações de hoje, ampliando os ganhos da sessão anterior, com o mercado à espera de um leilão de linha a ser realizado pelo Banco Central nesta manhã e da decisão de juros do Federal Reserve na quarta-feira (18).

Lá fora, a semana é marcada por uma bateria de decisões de política monetária: Banco da China, Federal Reserve, Banco do Japão e Banco da Inglaterra realizam suas últimas reuniões do ano.

No caso do banco central dos Estados Unidos, as apostas são de mais um corte de 0,25 ponto percentual, em linha com as últimas falas de Jerome Powell de que o Fed pode ser criterioso com a trajetória futura dos cortes na taxa de juros.

Day Trade:

Radar do Mercado:

5 assuntos para saber ao investir no Ibovespa nesta segunda (16)

1 – Após Copom ‘amargo’, economistas veem Selic a 14% em 2025 e pioram projeções para inflação

Dias após a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de 2024 — que elevou os juros em 1 ponto percentual e indicou mais duas altas similares –, os economistas consultados pelo Banco Central ajustaram as previsões para a Selic.

Agora, a expectativa é de que a taxa feche 2025 e 2026 em respectivos 14% e 11,25%, segundo o Boletim Focus desta segunda-feira (16). Para 2027, a perspectiva continua em 10%.

As projeções para a inflação em 2024 e 2025 também foram elevadas mais uma vez — para 4,89% e 4,60, respectivamente. Ambas as estimativas rompem o teto da meta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de cada ano — de 4,50%.

2 – EUA: O corte de 25 pontos

Nos Estados Unidos, o índice Nasdaq 100 registrou alta pela quarta semana consecutiva, enquanto o S&P 500 segue acumulando sucessivos recordes ao longo do ano, consolidando um desempenho impressionante.

Em contraste, o Dow Jones encerrou a sexta-feira (13) com sua sétima queda consecutiva, marcando a sequência negativa mais longa do índice em quase cinco anos.

Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, aponta que, agora, o mercado volta suas atenções para o Federal Reserve, aguardando o tão esperado corte nos juros e observando cuidadosamente qualquer estratégia mais abrangente que o BC possa adotar para administrar a oferta monetária e garantir um pouso suave para a economia, considerando especialmente as muitas incertezas que ainda pairam no horizonte.

3 – Kora Saúde (KRSA3): Controladora propõe prêmio superior a 30% para fechar capital da companhia

HIG Capital, controladora da Kora Saúde (KRSA3), protocolou no domingo (15) uma nova oferta pública de ações (OPA) para fechar o capital da companhia.

Segundo o fato relevante, a HIG propõe o pagamento de R$ 8,80 por ação detida pelos acionistas minoritários, implicando em um prêmio superior a 30% sobre o fechamento dos papéis na sexta-feira (13), quando KRSA3 fechou em R$ 6,72.

Esta não é a primeira vez que a controladora tenta engatar uma OPA para o fechamento do capital, a fim de promover a saída do Novo Mercado — segmento de listagem das empresas com práticas mais rigorosas de governança corporativa da B3. No entanto, a HIG vinha lidando com resistência por parte dos minoritários.

4 – Ultrapar (UGPA3) anuncia nome indicado para a presidência da companhia

O conselho de administração da Ultrapar (UGPA3) decidiu pelo início do processo de transição do cargo de diretor presidente (CEO) da companhia, prevendo a conclusão em abril de 2025. Rodrigo de Almeira Pizzinato foi o indicado para a posição.

Segundo o fato relevante, o atual CEO, Marcos Marinho Lutz, será indicado para compor a capa na eleição do conselho de administração da companhia na posição de presidente, passando a exercer o papel de “executive chairman“. Ainda, terá papel de presidente do conselho dos principais negócios da Ultrapar, como Ipiranga, Ultragaz, Hidrovias, entre outros.

5 – Grupo SBF (SBFG3), dono da Centauro, aprova programa de recompra de até 10% das ações da companhia

O conselho de administração do Grupo SBF (SBFG3), dono de marcas como Centauro, aprovou programa de recompra de até 14.289.617 ações da companhia, mostra comunicado.

Segundo o documento, o programa visa a geração de valor para os acionistas da companhia, por meio da utilização de recursos disponíveis na compra das ações SBFG3 em Bolsa, a preço de mercado.

*Com informações de Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar