Ibovespa (IBOV) opera de lado, tentando manter os 131 mil pontos; 5 coisas para saber ao investir hoje (16)
O Ibovespa (IBOV) abriu o pregão desta quarta-feira (16) em alta. O principal índice da bolsa brasileira subia 0,12%, a 131.194 pontos, por volta de 10h06.
O dólar à vista tinha leve baixa frente ao real nas primeiras negociações desta quarta, devolvendo alguns dos ganhos da véspera, à medida que os mercados emergentes seguem sensíveis às perspectivas econômicas da China e ao risco de escalada nas tensões geopolíticas do Oriente Médio.
Day Trade:
- Weg (WEGE3) e mais 2 ações para comprar hoje (16) e buscar retorno de até 4,2%
- Rumo (RAIL3), Braskem (BRKM5) e mais 6 ações para vender nesta quarta-feira (16)
Radar do Mercado:
5 assuntos para saber ao investir no Ibovespa nesta quarta (16)
‘Não precisa de muito para melhorar um pouco’
Embora tenha havido uma correção ontem (15), no cenário local, após a alta registrada na segunda-feira (14), o mercado ainda demonstra certo ceticismo em relação à situação fiscal. No entanto, Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, pontua que o vetor geral parece permanecer positivo, apesar da volatilidade de curto prazo.
“É esperado que medidas de revisão de gastos sejam implementadas, mesmo que de forma inicial e com menor intensidade”, diz.
O analista reitera que o governo já começou a se movimentar em novas alianças, especialmente após os resultados das eleições municipais, mas a formalização dessas articulações só deverá ocorrer após o segundo turno, em 27 de outubro.
“Um indicativo desse movimento foi a retirada do pedido de urgência dos projetos do vale-gás e do aumento da CSLL, que estavam travando a pauta da Câmara, semelhante ao que ocorreu no Senado com a regulamentação da Reforma Tributária”, afirma Spiess. “Essa manobra deve acelerar os trabalhos legislativos nas próximas semanas”, complementa.
Além disso, hoje, o presidente Lula se reunirá com banqueiros para discutir temas como a taxação de milionários, apostas e crédito bancário, um indicativo de convergência ao centro, apesar de o foco principal ser abrir um canal de diálogo com esse setor.
EUA x Temporada de Resultados: ‘predominantemente positivo’
Nos Estados Unidos, a temporada de resultados corporativos do terceiro trimestre apresentou um desempenho variado ontem (15).
Matheus Spiess aponta que entre os bancos, houve sinais de recuperação nas atividades de banco de investimento. Citigroup, Bank of America e Goldman Sachs, por exemplo, relataram na terça-feira aumentos nas receitas de suas operações de banco de investimento de 44%, 18% e 20%, respectivamente, em comparação ao ano passado.
“Isso seguiu os sólidos relatórios divulgados na sexta-feira pelo JPMorgan Chase e pelo Wells Fargo, que registraram aumentos de 30% e 37%, respectivamente, em relação ao ano anterior”, pondera.
O analista ainda pontua, que a queda nas taxas de juros pode acelerar ainda mais essa recuperação, à medida que executivos se sentem mais inclinados a realizar negócios após um período de retração devido aos juros elevados.
“Diante desses resultados, a temporada tem se mostrado predominantemente positiva até o momento”, afirma.
- Quer saber o que está influenciando os mercados hoje? Não perca o Giro do Mercado ao vivo às 12h e fique por dentro das análises.
Auren (AURE3) anuncia emissão de R$ 5,2 bi em debêntures
A Auren (AURE3) aprovou a emissão de R$ 5,2 bilhões em debêntures simples. As debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas para captar recursos no mercado de capitais.
O objetivo da empresa de energia é financiar a compra das ações da AES Brasil (AESB3). Vale lembrar que a fusão das companhias foi anunciada em maio, mas a aprovação só saiu no mês passado.
Segundo o comunicado divulgado ao mercado na terça-feira à noite, as debêntures serão emitidas em série única com prazo de quatro anos e remuneração equivalente a DI, acrescido de spreads — diferença entre o preço de compra e o preço de venda — que variam de 1,1% a 2% dependendo da data de integralização.
Último dia de negociação das ações da AES Brasil (AESB3)
Ontem, os conselhos de administração da Auren e da AES Brasil também definiram a data de fechamento da incorporação da AES Brasil.
Conforme informado, o fechamento da incorporação das ações da AES Brasil deve ser concluído até o dia 31 de outubro e essa será o último dia de negociação dos papéis AESB3 na bolsa brasileira.
Produção da Vale (VALE3) sobe 5,5% e bate em 90 milhões de toneladas no 3T24
A Vale produziu 90,9 milhões de toneladas métricas (Mt) de minério de ferro no terceiro trimestre de 2024, alta de 5,5% no ano e 13% no trimestre. Trata-se da maior cifra desde o quarto trimestre de 2018.
O trimestre, tradicionalmente, tem impulso na produção, porém foi potencializado pelo período mais seco, que diminui o número de interrupções das minas.
Em mensagem para analistas, o CEO Gustavo Pimenta afirmou que buscará acelerar a estratégia da companhia, tendo como alguns dos principais focos recuperar capacidade de produção perdida de minério de ferro.
*Com informações de Reuters