Mercados

Ibovespa (IBOV) cai aos 125 mil pontos, com Lula e CPI dos EUA no radar; 5 coisas para saber ao investir hoje (12)

12 fev 2025, 10:15 - atualizado em 12 fev 2025, 10:15
Ibovespa, 5 Coisas, Investimentos, Dólar, Day Trade, Estados Unidos, EUA, Federal Reserve, CPI
Ibovespa abre em queda nesta quarta-feira, 12 (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) abriu o pregão desta quarta-feira (12) em queda. O principal índice da bolsa brasileira desacelerava 0,81%, aos 125.497,82 pontos, por volta de 10h11 (horário de Brasília).



O dólar à vista rondava a estabilidade ante o real nas primeiras negociações desta manhã, à medida que os investidores se posicionam para uma sessão marcada pela divulgação de dados de inflação nos Estados Unidos e falas do chair do Federal Reserve, Jerome Powell.

Por volta das 9h03, o dólar à vista caía 0,08%, a R$ 5,7637 na venda.

  • VEJA MAIS: BTG Pactual projeta um crescimento de 106% no lucro líquido de incorporadora; saiba qual

Por aqui, a atenção dos investidores se divide entre o noticiário internacional e dados nacionais de serviços de dezembro. Além disso, o presidente Gabriel Galípolo fará uma palestra sobre política monetária, promovido pelo Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças (IEPE/CdG).

Day Trade:

Radar do Mercado:

5 assuntos para saber ao investir no Ibovespa nesta quarta (12)

1 – O dado mais relevante da semana

Nos EUA, os mercados começaram o dia de ontem em tom mais cauteloso, mas reduziram as perdas ao longo do pregão. O S&P 500 encerrou praticamente estável, o Dow Jones subiu 0,3% e o Nasdaq Composite recuou 0,4%, refletindo a rotação setorial que vem se desenhando entre teses de crescimento e investimentos mais tradicionais, movimento que já mencionei anteriormente.

Para hoje, Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, destaca a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) — possivelmente o dado mais relevante da semana. A expectativa é de uma alta mensal de 0,3%, levando o acumulado dos últimos 12 meses para 2,9%.

“Caso o número venha abaixo do previsto, isso pode favorecer os ativos de risco, aliviando as preocupações sobre o ritmo da política monetária nos próximos meses”, diz.

2 – ‘Não é possível dar cavalo de pau na economia’: Lula diz que Galípolo consertará a Selic, mas é preciso tempo

Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (12) que o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, “consertará” a taxa Selic no Brasil.

No entanto, o presidente da República afirmou que, para isso, é preciso dar o tempo necessário. Lula afirmou ainda que não se pode dar um “cavalo de pau” na economia brasileira.

“Tenho certeza que o Galípolo vai ajustar a taxa de juros no Brasil. Nós só precisamos dar o tempo para isso”, disse em entrevista à rádio Diário, de Macapá (AP).

3 – Setor de serviços do Brasil recua 0,5% em dezembro

O setor de serviços do Brasil encerrou 2024 com ganhos pelo quarto ano seguido diante de um mercado de trabalho aquecido, mas indicou perda de ímpeto no fim do ano com uma retração inesperada em dezembro.

No último mês do ano, o volume de serviços recuou 0,5% na comparação com novembro, e teve ganho de 2,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (12).

Com isso o setor fechou 2024 com ganhos acumulados de 3,1%, o quarto ano consecutivo de taxas anuais positivas, o que nunca havia ocorrido na série histórica iniciada em 2012. Segundo o IBGE, entre 2021 e 2024 o setor acumulou ganhos de 27,4%.

4 – CRFB3: Carrefour propõe fechamento de capital do Atacadão no Brasil

A rede francesa Carrefour S.A. avalia uma aquisição da totalidade de sua subsidiária brasileira Atacadão (CRFB3) — também conhecida como Carrefour Brasil —, conforme informou a companhia brasileira em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Para isso, a controladora quer transformar o Atacadão em uma subsidiária integral, tendo assim 100% do capital da empresa brasileira. Atualmente, a holding possui uma participação próxima de 70% da varejista, segundo dados que constam na página da B3.

A operação prevê o fechamento do capital do Carrefour Brasil, que ficaria apto a emitir somente títulos de dívida, como debêntures, por exemplo.

5 – Minerva (BEEF3) apresenta nova proposta para aquisição de 3 plantas da Marfrig (MRFG3) no Uruguai

Minerva Foods (BEEF3) apresentou à autoridade concorrencial uruguaia (Comisión de Promoción Y Defensa de la Competencia – Coprodec) um novo pedido para aquisição de três plantas da Marfrig (MRFG3), localizadas nas cidades de San José, Salto e Colonia.

“Tendo em vista o último parecer da Coprodec ao pleito original, a nova estrutura proposta passou a prever a aquisição, pela Minerva, das plantas de San José e Salto, condicionada, contudo, à imediata revenda da planta localizada em Colonia para o Allana Group”, disse a Minerva, em comunicado.

A Marfrig, em comunicado, ressalta que a proposta apresentada pela Minerva à autoridade concorrencial uruguaia não implicará em nenhuma alteração das condições originalmente pactuadas com o frigorífico no Uruguai.

*Com informações de Reuters

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar