Ibovespa (IBOV) flerta com os 120 mil pontos, em dia de IPCA e petróleo subindo mais de 2%; 5 coisas para saber ao investir hoje (10)
O Ibovespa (IBOV) abriu o pregão desta sexta-feira (10) em alta. O principal índice da bolsa brasileira subia 0,18%, aos 119.990,76 pontos, por volta de 10h05 (horário de Brasília).
O dólar à vista tinha leve baixa frente ao real nas primeiras negociações desta sexta, a caminho de registrar a segunda semana consecutiva de perdas, enquanto os investidores avaliavam dados de inflação no Brasil e se posicionavam para a divulgação de números de emprego nos Estados Unidos.
No último pregão, o Ibovespa (IBOV) operou lateralmente, em dia de baixa liquidez no mercado e com Wall Street fechada. O principal índice da bolsa brasileira fechou em 0,13%, a 119.780,52 pontos.
Day Trade:
- IRB (IRBR3) e mais 2 ações para comprar
- Localiza (RENT3) e outras ações para vender e buscar retornos de até 4,71%
Radar do Mercado:
5 assuntos para saber ao investir no Ibovespa nesta sexta (10)
1 – IPCA sobe 0,52% em dezembro, fecha 2024 a 4,83% e estoura a meta
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, subiu 0,52% em dezembro — apontando para uma aceleração em relação à alta de 0,39% apurada em novembro.
O indicador veio levemente abaixo das projeções do mercado, que apontavam para um avanço de 0,53%, segundo o Broadcast.
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (10), o IPCA fechou 2024 em 4,83% e estourou a meta perseguida pelo Banco Central. A expectativa era de um avanço acumulado de 4,84%.
2 – Petróleo sobe mais de 2% com temores sofre o fornecimento da commodity
Os preços do petróleo avançam nesta sexta-feira (10), impulsionados por preocupações relacionadas à redução da oferta da commodity, em meio à expectativa de novas sanções dos Estados Unidos contra o Irã e a Rússia.
Por volta das 8h, o petróleo tipo Brent, referência internacional, registrava alta de 2,55%, sendo negociado a US$ 78,88 por barril na Intercontinental Exchange (ICE). Já o WTI, referência nos Estados Unidos, subia 2,58%, cotado a US$ 75,83 por barril na New York Mercantile Exchange (NYMEX).
“Hoje o petróleo abre um pouquinho em alta lá fora. Sazonalmente o petróleo, às vezes, sobe nesse período por conta de medo de oferta, inverno, etc, mas está tudo em ordem no Oriente Médio”, aponta Fernando Bresciani, analista de investimentos do banco Andbank.
3 – E o payroll?
Nos Estados Unidos, o relatório de emprego desta sexta se destaca como o principal indicador internacional da semana.
Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, destaca que a expectativa é de que os dados mostrem a criação de 150 mil vagas em dezembro, representando uma esperada acomodação após o robusto aumento de 227 mil postos em novembro — o que havia compensado os efeitos negativos dos furacões e greves que impactaram os números de outubro.
“Caso os números de criação de empregos e o crescimento salarial superem as projeções, isso pode gerar uma maior pressão sobre os juros americanos, fortalecendo o dólar globalmente. Por outro lado, dados mais fracos sobre o mercado de trabalho podem aliviar a curva de juros e reduzir a pressão sobre o câmbio em escala global”, finaliza.
Spiess ainda aponta que a taxa de desemprego deve permanecer estável em 4,2%, enquanto o salário médio por hora, termômetro para a inflação, deve registrar alta de 0,3% na base mensal.
- O que esperar do agronegócio em 2025? Confira as perspectivas e ações do setor para ficar de olho, no Giro do Mercado desta sexta-feira (10):
4 – Fusão Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4)? Conversas com a Abra ‘seguem evoluindo’, diz aérea
A Azul (AZUL4) afirmou que está mantendo conversas independentes com a Abra, holding controladora da Gol (GOLL4), as quais seguem evoluindo. No entanto, em esclarecimento à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta sexta-feira (10), a companhia reitera que, até o momento, não foi formalizado qualquer acordo sobre operação de parceria ou combinação de negócios com a Gol.
O comunicado ocorre após notícia do Valor Econômico informar que Azul e Gol devem assinar um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) nas próximas semanas para discutir as condições de uma possível combinação de negócios.
5 – Petrobras (PETR4) tem decisão favorável em processo de arbitragem
A Petrobras (PETR4) informou ao mercado na quinta-feira (9) que foi proferida sentença final favorável em uma das arbitragens que tramitam na Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM), da B3. Assim como as demais em curso, a arbitragem em questão é confidencial.
A estatal esclarece que esta arbitragem foi iniciada por diversos investidores estrangeiros que adquiriram ações da Petrobras na B3, alegando perdas financeiras que teriam sido causadas por falhas informacionais.
*Com informações de Reuters