Mercados

Ibovespa (IBOV) abre sem direção definida, em dia de agenda esvaziada; 5 coisas para saber ao investir hoje (03)

03 jan 2025, 10:17 - atualizado em 03 jan 2025, 10:25
Ibovespa, 5 Coisas, Investimentos, Dólar, Day Trade, Estados Unidos, EUA
Ibovespa abre pregão desta sexta-feira (03) em queda, em dia de agenda econômica esvaziada (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A primeira semana de 2025 chega ao fim com o Ibovespa (IBOV) abrindo sem direção definida. O principal índice da bolsa brasileira caía 0,03%, a 120.091,76 pontos, por volta de 10h08 (horário de Brasília). Logo em seguida, virou para alta de 0,19%, a 120.355,51 pontos.

Na quinta-feira (2), o IBOV terminou a primeira sessão do ano com baixa de 0,13%, aos 120.125,39 pontos. Em semana com menos liquidez, os investidores aproveitam para calibrar suas posições nos ativos locais e se preparar para a primeira semana cheia de 2025, que inicia em 6 de janeiro.



Nesta sexta, a agenda econômica está esvaziada, com a atençao dos mercados na China, após o anúncio de nova medida para tentar estimular a economia.

  • SAIBA MAIS: Com a perspectiva de alta da Selic para 14,75% em 2025, especialistas dizem onde investir em renda fixa para capturar lucros; veja em evento gratuito

Já o dólar subia frente ao real, em linha com os ganhos sobre outras moedas emergentes, com os investidores demonstrando aversão ao risco no início de uma sessão que tem poucos dados econômicos programados.

Às 9h39 (horário de Braília), o dólar à vista subia 0,44%, a R$ 6,1922 na venda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5 assuntos para saber ao investir no Ibovespa nesta sexta (03)

1 – China anuncia nova medida para tentar estimular sua economia

China anunciou nesta sexta-feira (3) que irá ampliar significativamente o uso de títulos do tesouro ultralongos em 2025 para estimular a economia. Esses títulos financiarão dois dos principais vetores da economia chinesa: modernização empresarial e estímulo ao consumo.

Segundo Yuan Da, da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), os recursos financiarão iniciativas como a troca de bens de consumo, incluindo carros e eletrodomésticos, e a modernização de equipamentos industriais em larga escala.

A segunda maior economia do mundo tem enfrentado dificuldades nos últimos anos devido a uma grave crise imobiliária, alta dívida pública e menor demanda dos consumidores. As exportações, um dos poucos pontos positivos, podem enfrentar um aumento de tarifas pelos EUA em um segundo governo de Donald Trump.

Com a combinação de títulos do tesouro especial e títulos locais, o déficit orçamentário anual pode chegar a 13 trilhões de iuanes este ano, ou cerca de 10% do Produto Interno Bruto, segundo artigo publicado no site do China Chief Economist Forum.

2 – Petrobras (PETR4) confirma acordo com a Prio (PRIO3)

A Petrobras (PETR4) e a Prio (PRIO3) firmaram acordo para acesso ao Sistema Integrado de Escoamento de gás natural da Bacia de Campos (SIE-BC) e a Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas (UTGCAB).

Com a celebração dos contratos, a Prio poderá utilizar a malha de gasodutos para escoar e processar o gás natural proveniente dos campos de Frade, onde a empresa detém 100% de participação, e Albacora Leste, com 90% de participação, localizados na Bacia de Campos.

Conforme o comunicado, os contratos entraram em operação comercial no dia 1º de janeiro de 2025.

Com essa medida, a Petrobras cumpre com as disposições da Lei do Gás, possibilitando o acesso negociado às infraestruturas de escoamento e processamento.

“A companhia tem a preocupação de contribuir com o fortalecimento de um mercado de gás natural aberto, sustentável e competitivo, com diversidade de agentes em todos os elos da cadeia”, afirma o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Mauricio Tolmasquim.

3 – Incertezas sobre o governo de Donald Trump

Os futuros dos principais índices de ações dos Estados Unidos (EUA) subiam nesta sexta-feira (03), com investidores aguardando mais dados sobre a saúde da economia e se preparando para prováveis mudanças de política sob o novo governo Trump.

Wall Street teve um início de ano difícil, com todos os três principais índices apagando os ganhos iniciais e fechando em baixa pela quarta sessão consecutiva na quinta-feira (02), contrariando uma tendência histórica em que os mercados se recuperam nas últimas cinco sessões de dezembro e nas duas primeiras sessões de janeiro.

O índice de referência S&P 500 e o índice Dow estão a caminho de quedas semanais de mais de 1% cada, enquanto o índice Nasdaq, de alta tecnologia, deve registrar uma queda de cerca de 2%. As ações de tecnologia, que lideraram grande parte da recuperação nos últimos dois anos, sofreram a maior queda.

Analistas consultados pela Reuters apontam para a incerteza em relação às políticas que o novo governo do presidente dos EUA, Donald Trump, poderá implementar. O Congresso recém-eleito deverá iniciar sua primeira sessão na sexta-feira e Trump tomará posse em 20 de janeiro.

As propostas de Trump para reduzir os impostos corporativos, flexibilizar as regulamentações, impor tarifas e reprimir a imigração ilegal podem impulsionar a lucratividade das empresas e a economia, mas também ameaçam estimular a inflação e impedir o ritmo da flexibilização monetária.

4 – GetNinjas (NINJ3) trocará de nome para ReagInvest; empresa ganhará novo ticker

O ano começará bem diferente para a GetNinjas (NINJ3), a começar por seu nome. A empresa, que chegou a bolsa em 2021, passará a ser chamada de Reag Invest a partir de 10 de janeiro de 2025, nome da gestora que assumiu o controle da companhia em janeiro de 2024.

Além disso, a companhia passará a ser negociada com ticker de REAG3.

O movimento ocorre após cisão aprovada em 9 dezembro. Com desmembramento, a GetNinjas será parcialmente cindida e incorporado pela Reag Trust.

Além disso, os acionistas receberão 0,01 por ação ordinária da Reag Trust para cada uma ação ordinária de emissão da GetNinjas.

A GetNinjas afirmou que a cisão parcial vai garantir uma melhor divisão das atividades operacionais da empresa e melhorar sua estrutura organizacional.

5 – Ações europeias caem ao final de semana encurtada por feriados

As ações europeias caíam no final de uma semana encurtada por feriados, com investidores concentrados em dados econômicos para obter pistas sobre a trajetória das taxas de juros e possíveis mudanças nas políticas dos Estados Unidos sob a presidência de Donald Trump.

O índice STOXX 600 caía 0,29% na manhã nesta sexta-feira, para 509,18 pontos, mas caminha para uma alta de 0,7% na semana, marcada por baixa liquidez, com investidores ainda retornando dos feriados de Ano Novo.

As ações suíças subiam 0,2% em seu primeiro pregão de 2025. O DAX alemão caía 0,3% e o CAC 40 da França recuava 0,6%.

Setores expostos à China, como mineradoras, ações de luxo e montadoras ficaram sob pressão, mesmo depois que uma autoridade de Pequim disse que o país aumentará drasticamente o financiamento de títulos do tesouro ultralongos em 2025 para estimular o investimento empresarial e iniciativas de estímulo ao consumidor.

Os investidores têm se preocupado com a economia da China e com a iminência de uma guerra comercial com os EUA antes da posse presidencial de Trump em 20 de janeiro.

*Com informações da Reuters

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.