Sem Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3): Ibovespa (IBOV) não resiste a mau caminho de Wall Street e cai aos 131 mil pontos
O Ibovespa (IBOV) foi arrastado pelo exterior negativo nesta quinta-feira (4), de volta aos 131.000 pontos.
O índice, que é referência para a bolsa brasileira, fechou o pregão em forte queda de 1,21%, a 131.225,91 pontos, sentindo a queda das ações blue chips, como Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e bancos.
Novamente, o mercado local seguiu o humor de fora. Os índices acionários em Wall Street operaram sem força, com investidores repercutindo o relatório de emprego de empresas privadas nos EUA divulgado pelo ADP, que apontou vagas abertas de 164.000 vagas no mês passado, maior leitura mensal desde agosto e bem acima das previsões de economistas consultados de criação de 115.000 vagas em dezembro, segundo a Reuters.
- Ainda vale a pena investir em renda fixa em 2024? Confira as recomendações da analista Lais Costa e, ainda, saiba como acessar indicações que pagam mais do que o Tesouro Direto. É só clicar aqui e assistir ao Giro do Mercado:
Em paralelo, os pedidos de auxílio-desemprego nos EUA somaram 202.000 solicitações na semana passada, abaixo das estimativas de economistas de 216.000.
Os indicadores recentes são importantes para calibrar as expectativas em relação ao momento que o Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, dará início ao ciclo de corte de juros no país.
Agora, investidores aguardam o relatório do governo americano sobre o mercado de trabalho.
No Brasil, o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de Serviços, sazonalmente ajustado, caiu de 51,2 em novembro para 50,5 em dezembro, mantendo-se dentro da zona de expansão pelo terceiro mês consecutivo.
O PMI Composto, que inclui as atividades industrial e de serviços, atingiu 50. Isso indica que não houve mudança em relação aos níveis de novembro.
Blue chips caem em bloco
As ações preferenciais da Petrobras fecharam em queda de 0,85%, acompanhando a virada do petróleo.
Já Vale caiu 1,34%, apesar de um novo avanço nos preços do minério de ferro.
Os bancos não reagiram bem, ao passo que ações voltadas ao ciclo doméstico apresentaram fortes quedas, com MRV (MRVE3) e sua baixa de 6,12% entre os destaques.
*Com informações da Reuters.