Mercados

Ibovespa (IBOV) perde força e cai aos 127 mil pontos, apesar do impulso da Vale (VALE3); veja o fechamento

24 jan 2024, 18:13 - atualizado em 24 jan 2024, 18:30
ibovespa-ibov-ações-mercados
Ibovespa cai, apesar de alta das ações da Vale (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) tentou, mas não conseguiu fugir da queda nesta quarta-feira (24). Apesar do avanço da Vale (VALE3), o índice encerrou o dia com desvalorização de 0,35%, a 127.815,70 pontos.

Dierson Richetti, especialista em mercado de capitais e sócio da GT Capital, avalia a fraqueza do Ibovespa como uma movimentação dada após o avanço no fechamento anterior, puxado principalmente pelo mercado americano, que vem batendo recordes de topos históricos.

Richetti acrescenta que o mercado teve tempo de digerir o anúncio do novo plano industrial do governo federal para os próximos anos, com previsão de desembolso de R$ 300 bilhões para estimular o setor.

  • As ações que devem sofrer com o El Niño (e La Niña): Analista comenta os efeitos dos fenômenos climáticos para alguns setores e empresas da bolsa brasileira, e o que fazer com os papéis agora. Confira no Giro do Mercado:

Sem grandes destaques vindo do lado da agenda econômica doméstica, os investidores repercutiram os dados sobre a atividade na indústria e no setor de serviços dos Estados Unidos.

A atividade empresarial dos EUA acelerou em janeiro e a inflação pareceu diminuir, sugerindo um início de ano forte para a economia americana.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto preliminar dos EUA, que acompanha os setores de manufatura e serviços, aumentou para 52,3 neste mês, o nível mais alto desde junho passado.

Apesar do avanço da economia dos EUA, a queda da inflação corrobora com a visão de parte do mercado sobre o início do ciclo de corte de juros do Federal Reserve (Fed), sendo que as apostas mais óbvias são para o primeiro semestre de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale segue em recuperação e varejistas lideram quedas

A Vale aproveitou a recuperação dos preços do minério de ferro e subiu 1,01% nesta quarta, a R$ 69,90. Outras empresas ligadas ao setor de mineração e siderurgia, como CSN Mineração (CMIN3) e Gerdau (GGBR4), figuraram entre os destaques positivos do Ibovespa hoje.

Já a Petrobras (PETR4) recuou 0,76%, mesmo com o avanço do petróleo nos mercados internacionais.

No entanto, foram as varejistas que caíram mais no dia. Destaque para Natura (NTCO3) e Casas Bahia (BHIA3), que caíram 5,38% e 4,50%, respectivamente.

*Com informações da Reuters.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.