Ibovespa (IBOV) quebra sequência de altas e cai nesta quinta; confira os destaques do dia
O Ibovespa (IBOV) quebrou a sequência dos últimos três pregões de alta. Em um movimento de realização de lucros, o índice encerrou esta quinta-feira (13) em queda de 0,40%, a 106.457,85 pontos.
O dia foi fraco de dados econômicos, No cenário local, investidores seguem avaliando os últimos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que subiu 0,71% em março, mostrando desaceleração em relação ao avanço de 0,84% em fevereiro.
A alta acumulada em 12 meses atingiu 4,65%, também abaixo da mediana projetada pelo mercado, de 4,71%. Com esse resultado, a inflação ficou abaixo do teto da meta do Banco Central para 2023, de 4,75%.
Os últimos dados de inflação abrem espaço para uma expectativa de queda para a Selic, taxa básica de juros do Brasil.
De acordo com a corretora Commcor, após o arrefecimento do IPCA e com a redução de incertezas fiscais, apostas de que o Banco Central deve sinalizar um possível corte na taxa Selic nas próximas reuniões começam a crescer.
Em paralelo, os últimos dados de inflação dos Estados Unidos levantam a expectativa da proximidade do fim de ciclo de aperto monetário no país.
Após o índice de preços ao consumidor norte-americano mostrar na véspera alta menor do que era esperado, o índice de preços ao produtor nesta quinta apontou deflação em março, enquanto os pedidos de auxílio-desemprego vieram acima do previsto.
Altas e baixas
As ações da Vale (VALE3) recuaram nesta quinta, fechando em queda de 1,35%. O movimento ocorre após dados aparentemente positivos vindos da China, que registrou um aumento inesperado nas exportações em março.
Os dados de exportação aumentaram 14,8% no mês em relação ao mesmo período anterior, enquanto as importações caíram menos do que o esperado, com economistas apontando uma aceleração na compra de produtos agrícolas, especialmente soja.
Apesar disso, analistas apontam que o salto provavelmente está relacionado à pressa dos exportadores para atender a uma carteira de pedidos que foi afetada pela pandemia nos últimos meses. Eles alertaram que as perspectivas para a demanda global permanecem fracas.
As ações da Petrobras (PETR4), por outro lado, encerram o dia com ganhos de 0,7%.
A MRV (MRVE3) liderou as altas do Ibovespa no dia, subindo quase 7%. A companhia apresentou ontem à noite a prévia operacional do primeiro trimestre do ano.
Na ponta negativa, as ações dos frigoríficos BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3) perderam mais de 7% cada, após o Bank of America (BofA) cortar os preços-alvo das ações.
Com informações da Reuters.