Mercados

Ibovespa: Por que o índice caiu e Wall Street subiu?

05 jun 2024, 17:19 - atualizado em 05 jun 2024, 17:51
ibovespa ibov
Ibovespa fechou em baixa nesta quarta (5), indo contra o fluxo positivo de Wall Street (Imagem: REUTERS/ Carla Carniel)

O Ibovespa fechou em baixa nesta quarta (5), indo contra o fluxo positivo de Wall Street. O IBOV vem acumulando queda nas últimas semanas, chegando ao seu sexto dia consecutivo no vermelho.

O índice fechou em queda de 0,32%, a 121.407,33 pontos, segundo dados preliminares.

Em Nova York, as bolsas finalizaram o dia no azul; com o S&P 500 ampliando os ganhos para 1,18%, Nasdaq com +1,96% e Dow Jones em alta de 0,25%. Dados mostraram novos sinais de desaquecimento da economia norte-americana, corroborando a queda nos rendimentos dos Treasuries.

De acordo com a equipe da Ágora Investimentos, apesar de o ambiente externo ajudar a amenizar a pressão doméstica, “o fraco desempenho das principais commodities para o Ibovespa não é motivo de entusiasmo para os investidores – sugerindo ganhos muito limitados para a sessão”.

A Sabesp (SBSP3) liderou as altas do pregão, fechando com +4,47%, após a companhia informar a aprovação da modelagem final para a desestatização da empresa. Além disso, o governo estadual, vai manter, no mínimo, 18% das ações da Sabesp após a privatização.

Apesar da queda de mais de 8% de ontem, a Magazine Luiza (MGLU3) se destacou hoje com uma alta de 4,64%. Além dela, a Azul (AZUL4) também subiu 2,18%.

Na ponta negativa, a Petz (PETZ3), Vamos (VAMO3) e Embraer (EMBR3) fecharam em quedas de 4,32%, 2,56% e 2,87%, respectivamente.

Além disso, para o lado das commodities, o cenário ainda não melhorou. As petroleiras Prio (PRIO3), PetroRecôncavo (RECV3) e 3R Petroleum (RRRP3) caíram 1,83%, 3,37% e 3,33%, respectivamente, refletindo o preço do petróleo.

  • 850 mil brasileiros já estão recebendo, todos os dias, as atualizações mais relevantes do mercado financeiro. Você é um deles? Se a resposta for não, ainda dá tempo de “correr atrás do prejuízo”. Clique aqui para começar a receber gratuitamente.

Já para as mineradoras, Vale (VALE3) liderou as quedas com -1,42%. Em seguida, CSN (CSNA3), Gerdau (GGBR4) e CSN Mineração (CMIN3), apresentaram respectivas baixas de 0,24%, 0,81% e 0,64%.

De acordo com o chefe da EQI Research, Luís Moran, commodities como o petróleo e o minério de ferro têm sofrido bastante, o que afeta o Ibovespa. Apenas as ações de Vale e Petrobras respondem por mais de um quarto do índice.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.