Mercados

Ibovespa: Por que o índice caiu e Wall Street subiu?

05 jun 2024, 17:19 - atualizado em 05 jun 2024, 17:51
ibovespa ibov
Ibovespa fechou em baixa nesta quarta (5), indo contra o fluxo positivo de Wall Street (Imagem: REUTERS/ Carla Carniel)

O Ibovespa fechou em baixa nesta quarta (5), indo contra o fluxo positivo de Wall Street. O IBOV vem acumulando queda nas últimas semanas, chegando ao seu sexto dia consecutivo no vermelho.

O índice fechou em queda de 0,32%, a 121.407,33 pontos, segundo dados preliminares.

Em Nova York, as bolsas finalizaram o dia no azul; com o S&P 500 ampliando os ganhos para 1,18%, Nasdaq com +1,96% e Dow Jones em alta de 0,25%. Dados mostraram novos sinais de desaquecimento da economia norte-americana, corroborando a queda nos rendimentos dos Treasuries.

De acordo com a equipe da Ágora Investimentos, apesar de o ambiente externo ajudar a amenizar a pressão doméstica, “o fraco desempenho das principais commodities para o Ibovespa não é motivo de entusiasmo para os investidores – sugerindo ganhos muito limitados para a sessão”.

A Sabesp (SBSP3) liderou as altas do pregão, fechando com +4,47%, após a companhia informar a aprovação da modelagem final para a desestatização da empresa. Além disso, o governo estadual, vai manter, no mínimo, 18% das ações da Sabesp após a privatização.

Apesar da queda de mais de 8% de ontem, a Magazine Luiza (MGLU3) se destacou hoje com uma alta de 4,64%. Além dela, a Azul (AZUL4) também subiu 2,18%.

Na ponta negativa, a Petz (PETZ3), Vamos (VAMO3) e Embraer (EMBR3) fecharam em quedas de 4,32%, 2,56% e 2,87%, respectivamente.

Além disso, para o lado das commodities, o cenário ainda não melhorou. As petroleiras Prio (PRIO3), PetroRecôncavo (RECV3) e 3R Petroleum (RRRP3) caíram 1,83%, 3,37% e 3,33%, respectivamente, refletindo o preço do petróleo.

  • 850 mil brasileiros já estão recebendo, todos os dias, as atualizações mais relevantes do mercado financeiro. Você é um deles? Se a resposta for não, ainda dá tempo de “correr atrás do prejuízo”. Clique aqui para começar a receber gratuitamente.

Já para as mineradoras, Vale (VALE3) liderou as quedas com -1,42%. Em seguida, CSN (CSNA3), Gerdau (GGBR4) e CSN Mineração (CMIN3), apresentaram respectivas baixas de 0,24%, 0,81% e 0,64%.

De acordo com o chefe da EQI Research, Luís Moran, commodities como o petróleo e o minério de ferro têm sofrido bastante, o que afeta o Ibovespa. Apenas as ações de Vale e Petrobras respondem por mais de um quarto do índice.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar