Mercados

Ibovespa (IBOV) evita dia desastroso com salto de Vale (VALE3); veja resumo desta terça (11)

11 jul 2023, 17:15 - atualizado em 11 jul 2023, 17:30
Ibovespa
Ibovespa ganha ajuda de Vale e evita forte queda nesta terça-feira (11) (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) fechou em queda nesta terça-feira (11), mas evitou perdas maiores com a ajuda de Vale (VALE3). Na contramão de Wall Street, o índice de referência da Bolsa brasileira recuou 0,61%, a 117.219,95 pontos. Na mínima do dia, chegou a ficar abaixo dos 116 mil pontos.

O mercado local repercutiu a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país.

O indicador recuou 0,08% em junho, desacelerando-se em relação à alta de 0,23% em maio. Com isso, o IPCA marcou a primeira deflação mensal desde outubro do ano passado.

O resultado de junho veio ligeiramente acima da mediana projetada pelo mercado, de deflação de 0,10%. Além disso, quatro dos nove grupos pesquisados apresentaram queda, com destaque para a baixa em Alimentação e Bebidas (-0,66%). Considerando o núcleo da inflação, é possível ver uma desaceleração, mas especialistas destacam que a categoria de Serviços segue pressionada.

O mercado avalia agora a probabilidade de corte na taxa básica de juros brasileira já na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para agosto. O economista André Perfeito levanta a possibilidade de uma redução em 0,50 ponto percentual na Selic nessa reunião.

“Eles cortaram a Selic mais forte que o mercado esperava, subiram mais que o mercado esperava e depois deixaram de lado por mais tempo que o mercado esperava. Não vejo motivo para que não iniciem o corte de juros com 0,50 ponto percentual”, defende o especialista.

Agora, a expectativa fica para a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que deve trazer sinais quanto aos próximos caminhos que o Federal Reserve (Fed) pode traçar em relação aos juros do país. Os números serão divulgados nesta quarta (12).

  • Inflação cai pela 1ª vez desde outubro, e vai puxar a Selic junto: Veja a melhor forma de investir para ganhar dinheiro neste cenário no Giro do Mercado de hoje (11), é só clicar aqui. Aproveite para se inscrever no nosso canal aqui e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.

Altas e baixas

As ações da Vale (VALE3) saltaram 3,29%, em dia positivo para o minério de ferro na Ásia. A recuperação dos preços ocorre após o banco central chinês estender um pacote de estímulos para o setor imobiliário local.

Do lado das baixas, Petrobras (PETR4) perdeu 1,35%, mesmo com a valorização do petróleo. O mercado pesou a notícia de que a estatal pediu à Novonor, que controla a Braskem (BRKM5), acesso ao virtual data room da petroquímica, iniciando o processo de due diligence para eventual exercício de “tag along” ou de preferência na hipótese de alienação da fatia da Novonor na empresa.

Gol (GOLL4) despencou 5,88%, em dia negativo para ações domésticas. Além disso, o Goldman Sachs cortou a recomendação para “neutro”.

O Grupo Pão de Açúcar (GPAPCAR3) subiu mais de 1%, em meio a expectativas envolvendo a venda de sua participação no grupo colombiano Éxito, além de movimentos envolvendo o controlador Casino.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar