Sem Vale (VALE3) para ajudar, Ibovespa (IBOV) se distancia dos 120 mil pontos
O Ibovespa (IBOV) se afastou um pouco dos 120 mil pontos. Em movimento de realização de lucros, o índice caiu 0,20%, a 119.622,40 pontos, nesta terça-feira (20).
Pesou para o mercado local a baixa dos índices acionários norte-americanos, que voltaram do feriado atentos ao que Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), falará em seu discurso ao Congresso dos Estados Unidos, marcado para esta semana.
Do exterior, a China também virou tópico relevante para os mercados. O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) fez um corte menor que o esperado das principais taxas de referência de empréstimos, na tentativa de sustentar a recuperação da economia do país. Uma demanda chinesa ainda fraca segue preocupando agentes do mercado.
No Brasil, investidores voltam os olhares para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que decidirá o futuro das taxas de juros do país. O mercado local está na expectativa de um corte da Selic em agosto. O comunicado que a autoridade monetária divulgará amanhã dará pistas da postura que deverá ser adotada nos próximos meses.
Dierson Richetti, especialista em investimentos e sócio da GT Capital, aposta na manutenção da taxa na reunião desta semana, com um comunicado mais brando e prevendo uma redução dos juros na próxima reunião.
Outro fator do ambiente doméstico no radar é a apreciação da proposta do arcabouço fiscal pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no Senado, adiada para esta quarta (21). Passado pela comissão, o texto vai para votação no plenário da Casa.
- VALE3 derrete mais de 20% em 2023: Copo meio cheio ou copo meio vazio? Como o investidor deve olhar para a ação? Veja a recomendação dos analistas clicando aqui. Inscreva-se no nosso canal e não perca o Giro do Mercado, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Altas e baixas
A Vale (VALE3) caiu 2,58% nesta terça, seguindo a correção nos preços do minério de ferro no exterior. Os mercados do ingrediente siderúrgico repercutiram o corte feito pelo banco central chinês.
Enquanto isso, Petrobras (PETR4) conseguiu virar para alta, fechando o dia com ganhos de 0,49%, apesar da queda nos preços do petróleo.
Os frigoríficos BRF (BRFS3) e JBS (JBSS3) figuraram entre os destaques positivos da sessão. A JBS anunciou ontem à noite a aprovação de distribuição de dividendos bilionários, com data de corte em 22 de junho de 2023 e pagamento no dia 29 de junho de 2023.
A Raízen (RAIZ4) avançou 4,53%. O Bank of America (BofA) elevou o preço-alvo das ações para R$ 5,90 e reiterou recomendação de compra.
Do lado das baixas, Embraer (EMBR3) perdeu 4,65%, mesmo com anúncios de pedidos de aeronaves durante o Paris AirShow, na França.