BusinessTimes

Ibovespa (IBOV): Petrobras (PETR4) dispara, mas não salva índice de queda

03 abr 2023, 17:26 - atualizado em 03 abr 2023, 17:30
Ibovespa
Ibovespa: Petrobras dispara mais de 4%, mas índice ainda termina em campo negativo (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) iniciou a semana pressionado pelo temor da inflação nos mercados globais, depois que a Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) anunciou um corte na produção de petróleo de 1 milhão de barris por dia (bpd) a partir de maio até o fim do ano.

O índice de referência da Bolsa brasileira fechou esta segunda-feira (3) em queda de 0,37%, a 101.506,18 pontos.

De acordo com a Ajax Asset, o anúncio de corte na produção de petróleo deve prejudicar o processo de desinflação de bens ao redor do mundo, especialmente nos países desenvolvidos.

“Assim, o tema de “inflação” deve voltar a ganhar forças, em detrimento das expectativas de fim de ciclo de alta de juros”, pontua.

Apolo Duarte, planejador financeiro CFP®️, sócio e head da mesa de renda variável da AVG Capital, afirma que a decisão da Opep pode, de alguma maneira, mudar os planos do Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, para as próximas reuniões de decisão de juros.

“Pode forçar a inflação americana para um movimento de alta e, de alguma maneira, isso poderia também forçar o Fed a puxar um pouco mais os juros”, comenta. Duarte ressalta, no entanto, que “isso não está certo ainda”.

Arcabouço fiscal

No cenário local, o mercado continua de olho nos desdobramentos do novo arcabouço fiscal. Investidores aguardam o projeto de lei de complementar da nova regra fiscal que substituirá o teto de gastos.

Nesta semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve anunciar um novo pacote de medidas econômicas para aumentar as arrecadações do governo.

Haddad comentou, durante a apresentação da proposta, que o objetivo é garantir um incremento de receitas em até R$ 150 bilhões ainda neste ano. Em encontro com empresários na sexta-feira (31), Haddad destacou que o Ministério da Fazenda tem, pelo menos, 12 medidas para anunciar ao longo de abril.

Nesta segunda, ao falar com jornalistas, Haddad disse que a proposta de arcabouço fiscal deve ser encaminhada ao Congresso junto com as medidas de recuperação fiscal a serem anunciadas pelo governo nos próximos dias, o que deve acontecer antes do dia 15.

Em entrevista à GloboNews, Haddad reforçou nesta segunda que a reforma tributária busca “cobrar de quem não paga” impostos.

“Eu estou dizendo que você não precisa aumentar ou criar imposto ou aumentar alíquota para conseguir atingir esse objetivo, basta você cobrar de quem não paga”, disse o ministro.

Altas e baixas

As ações da Petrobras (PETR4) dispararam mais de 4%, na onda do salto nos preços do petróleo no exterior. Outros papéis do setor de óleo e gás subiram forte hoje, com PRIO (PRIO3) avançando 3,88% e 3R Petroleum (RRRP3) mostrando ganhos de 1,56%.

A estatal também anunciou hoje a redução do preço médio do querosene de aviação (QAV) em 5,7% em abril.

Das principais quedas, destaque para Lojas Renner (LREN3), que desabou 7% no pregão. Também do varejo, o Grupo Soma (SOMA3) acabou perdendo 5,8%.

A Via (VIIA3) encerrou em queda de 3,72%. A companhia anunciou na noite de sexta (31) a troca de CEO.

Vale (VALE3) terminou perto da estabilidade, com leve alta de 0,02%. Já os bancos tiveram um pregão vermelho.

Com informações da Reuters.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar