Ibovespa (IBOV) sofre com Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3); para Azul (AZUL4), céu continua limpo
O Ibovespa (IBOV) até tentou buscar alta nesta terça-feira (7), mas consolidou uma trajetória de queda no início da tarde com a piora de sentimento nos mercados.
O índice encerrou o dia com desvalorização de 0,45%, a 104.227,93 pontos. O pregão foi marcado pelas falas de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, proferidas ao Senado dos Estados Unidos.
Investidores interpretaram o discurso de Powell como duro, uma vez que o presidente do banco central norte-americano avisou que o Fed está preparado para acelerar o ritmo de alta da taxa de juros.
Em documento divulgado minutos antes da transmissão ao vivo da sabatina, Powell deu a entender que a taxa terminal do atual ciclo de alta deve ser maior que o estimado anteriormente, visto que os dados econômicos mais recentes vieram mais fortes do que o esperado, “o que sugere que o nível final dos juros deve ser mais alto do que o previsto anteriormente”.
Fabrizio Velloni, economista-chefe da Frente Corretora, destaca que a última prévia do payroll deixou um viés de que o Fed pode partir do ponto de 0,25 ponto percentual para 0,5 ponto percentual ou até mesmo estender mais ainda o período de aumento de juros nos EUA.
Marcus Labarthe, sócio-fundador da GT Capital, diz que, com os juros mais altos nos EUA, a tendência é ver investidores migrando para a economia americana, fortalecendo cada vez mais o dólar.
“Frente ao cenário mundial, o Brasil acaba como economia emergente e especulativa, sofrendo mais com as mudanças de humor econômicas. A economia não é uma ciência exata, mas aumento de risco acaba fazendo com que o dólar tenha alta e a Bolsa perca força, movimentos feitos para diminuir riscos e aumentar exposição em ativos mais seguros”, explica.
Na China, os dados de exportações e importações mostraram recuo em janeiro e fevereiro em meio à desaceleração da economia global e com a demanda doméstica ainda fraca.
As exportações da China recuaram 6,8% nos dois primeiros meses do ano ante um ano antes. Ainda assim, os números vieram melhores que o esperado, com um levantamento da Reuters apontando queda de 9,4%.
No caso das importações, a queda foi de 10,2%, abaixo das estimativas de -5,5%.
Altas e baixas
As ações do setor de turismo voltaram a subir forte nesta terça, com Azul (AZUL4) subindo mais 20,12% após a disparada de quase 40% ontem. Seguindo a trajetória, CVC Brasil (CVCB3) e Gol (GOLL4) apresentaram altas de 9,88% e 5,67%, respectivamente.
Bancos também contribuíram para evitar maiores quedas ao Ibovespa, com Banco do Brasil (BBAS3) avançando 2,3%.
Do lado das quedas, a Petrobras (PETR4) perdeu 3,31% hoje diante do recuo nos preços do petróleo. A companhia acabou anunciando que assinou uma carta de intenções com a norueguesa Equinor que amplia a cooperação entre as empresas para avaliar a viabilidade de sete projetos de geração de energia eólica offshore na costa brasileira.
As ações da Vale (VALE3), que abriram em alta, amargaram perdas de 0,95% ao fim do dia.
Com informações da Reuters.