Mercados

Ibovespa (IBOV) se descola de Wall Street e cai pela 3ª vez seguida; RRRP3 e RECV3 disparam

18 jan 2024, 18:11 - atualizado em 18 jan 2024, 18:30
ibovespa-ibov-ações-mercados
Ibovespa engata terceira sessão consecutiva de queda (Imagem: Reprodução/B3)

O Ibovespa (IBOV) fechou esta quinta-feira (18) em queda pela terceira vez seguida, apesar do avanço dos principais índices acionários em Wall Street.

O Ibovespa apontou desvalorização de 0,94% na sessão, a 127.315,74 pontos.

Hoje, investidores monitoraram novos dados da economia dos Estados Unidos na tentativa de calibrar as apostas sobre o início dos cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed).

De acordo com o Departamento do Trabalho dos EUA, os pedidos de auxílio-desemprego caíram 16 mil, para 187 mil, na semana encerrada em 13 de janeiro, em dados ajustados sazonalmente. O nível é o mais baixo desde setembro de 2022 e levou os mercados a ajustarem novamente as expectativas em relação ao ciclo de flexibilização monetária na economia americana.

Eduardo Moutinho, analista de mercado do Ebury Bank, disse, segundo a Reuters, que os dados divulgados hoje confirmam que o mercado de trabalho nos EUA continua apertado e a atividade permanece muito resiliente.

Após a divulgação dos dados de auxílio-desemprego nos EUA, os rendimentos dos Treasuries voltaram a subir nesta quinta. Na contramão, as taxas dos DIs fecharam em queda.

No cenário doméstico, o mercado estava na expectativa por notícias da ala política, especialmente envolvendo o ambiente fiscal.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pode se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para tratar da medida provisória de reoneração da folha de pagamentos.

RRRP3 e RECV3 disparam

No Ibovespa, os destaques do dia foram, de longe, as ações das petroleiras 3R Petroleum (RRRP3) e PetroReconcavo (RECV3) em meio a notícias de que a Maha Energy propõe a união dos ativos das companhias.

Segundo executivos da Maha Energy, a companhia sueca quer fechar acordos para a fusão entre as petroleiras no segundo trimestre do ano. Uma proposta formal, a fim de iniciar as negociações, pode ser apresentada ainda em fevereiro.

As ações da PetroReconcavo dispararam 11,07%, enquanto RRRP3 subiu 7,62%.

Do lado das baixas, a Energisa (ENGI11) perdeu 5,34%. A empresa elétrica levantou a possibilidade de uma “possível realização” de oferta pública primária de ações ordinárias e preferenciais de cerca de R$ 2 bilhões.

Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), de peso relevante para o Ibovespa, encerraram o pregão mostrando fraqueza, com quedas de 0,65% e 0,40%, respectivamente.

*Com informações da Reuters.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar