Mercados

Ibovespa (IBOV) começa semana de ‘Super Quarta’ sem forças; tendência ainda é de alta, vê BBA

11 dez 2023, 18:17 - atualizado em 11 dez 2023, 18:17
ibovespa-b3-mercados-ações
Ibovespa inicia semana em baixa (Imagem: REUTERS/Nacho Doce)

O Ibovespa (IBOV), contrariando o movimento dos índices acionários em Wall Street, passou por um pregão fraco nesta segunda-feira (11), marcado por baixas de ações da Petrobras (PETR4) e da maioria dos bancos.

O Ibovespa teve leve recuo de 0,12% hoje, a 126.946,83 pontos, de acordo com dados preliminares. Vale (VALE3), que começou o dia em queda por conta da correção nos preços do minério de ferro na Ásia, conseguiu virar para o campo positivo, impedindo maiores quedas para o índice da Bolsa brasileira.

Esta semana será marcada pela Super Quarta, que é quando autoridades do bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos se reúnem para discutir o destino dos juros em seus respectivos países.

As principais apostas de agentes financeiros apontam para uma manutenção da taxa de juros dos Estados Unidos, na faixa de 5,25-5,50%. No Brasil, a expectativa que se sobressai é de um novo corte na ordem de 0,50 ponto percentual.

A perspectiva maior, portanto, fica para o teor dos comunicados que os bancos centrais vão soltar. Investidores caçam pistas quanto ao momento em que o ciclo de corte de juros vai começar nos EUA. Do lado doméstico, a questão é o ritmo que o Comitê de Política Monetária (Copom) pode adotar para a queda da Selic daqui em diante.

No exterior, as atenções também devem se concentrar nos dados de inflação nos EUA, que serão divulgados amanhã de manhã e devem calibrar as expectativas para a decisão do Federal Reserve (Fed).

Análise gráfica: Ibovespa pode seguir alta no curto prazo

A análise gráfica do Itaú BBA sugere que o Ibovespa pode seguir em tendência de alta no curto prazo, apontando novamente para a resistência inicial em 128.200 pontos.

“Se superada, [o Ibovespa] dará continuidade no movimento altista rumo ao topo histórico em 131.200 pontos”, afirma.

Do lado da baixa, o BBA diz que o índice possui suporte inicial em 125.900 pontos. Se esta região for perdida, ele poderá iniciar um processo de realização de lucros, com espaço para realizações até 120.000 pontos.

*Dados preliminares a serem atualizados.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar